Fazendas de salmão no Canadá são contestadas
O site do governo do Canadá revela que o país é o quarto maior produtor de salmão de viveiro do mundo. O Canadá tem no salmão-do-Atlântico sua principal exportação da aquicultura, mas também cultiva as espécies Chinook e Coho. Os Estados Unidos são o maior mercado de exportação do Canadá para o salmão de viveiro. Por fim, o salmão é a terceira maior exportação de frutos do mar do Canadá em valor, e a maior exportação de agroalimentos da Colúmbia Britânica.
Os valores envolvidos
A mesma fonte informa que “o valor médio anual da cultura do salmão no Canadá foi de US$ 735,2 milhões nos últimos cinco anos (2011-2015). A produção de salmão da British Columbia representa cerca de 60% desse total.
Ambientalistas ocupam fazenda de salmão no Canadá
Em 2017 um grupo de indígenas e ambientalistas ocupou uma fazenda de salmão perto de Alert Bay, na Colúmbia Britânica, afirmando que não sairia do local até que os governos provincial e federal revogassem as licenças da instalação.
Ernest Alfred, um dos líderes do grupo disse que a fazenda está ameaçando seu modo de vida tradicional, afetando os estoques de salmão e arenque. Ele exige um fim geral para a criação de peixes de rede aberta na área sensível do arquipélago de Broughton. Um dos muitos problemas seriam as deformações sofridas pelo peixe em cativeiro.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaSegundo a CBC, conversou com Alexandra Morton, bióloga e crítica de longa data de piscicultura, que participou da ocupação a bordo de um navio da Sea Shepherd Conservation Society.
O protesto começou em parte por causa de um vídeo gravado por Alfred e outro líder das Primeiras Nações, depois divulgado pela Sea Shepherd. No registro, muitos peixes apareciam cegos, deformados ou doentes, afirmou Morton.
PUBLICIDADE
O mesmo problema é observado nas criações de salmões no Chile, atualmente o segundo maior produtor só perdendo para a Noruega. Em razão dos problemas no Chile, em 2021 a Argentina proibiu a criação de salmão nos Canais da Patagonia na Terra do Fogo.
Mais recentemente, em 2025, um estudo sobre as mortes massivas em fazendas de salmão colocou em xeque a aquicultura.
Leia também
Importância de descobertas sobre sexo entre tubarõesFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueRegaleco: o “peixe do apocalipse” que pode chegar a 11 metrosAquacultura, ainda longe de resolver seus problemas
As fazendas de peixes mundo afora são caras, poluentes, e insustentáveis. Saiba que o alimento das criações é farinha de peixe. Para cada quilo de peixe produzido, são necessários entre 2,5, e 5 quilos de peixes selvagens. A conta não fecha!
Vídeo chocante mostra problemas nas fazendas de Salmão do Canadá
O chocante documentário da cineasta Twyla Roscovich e da bióloga Alexandra Morton revela que o salmão selvagem da Colúmbia Britânica está testando positivo para perigosos vírus europeus associados à criação de salmão em todo o mundo. E o governo canadense desencadeia uma série de ações para suprimir as conclusões apresentadas nesse documentário.
Assista para saber mais