Documentários Mar Sem Fim estão de volta à TV
Este site nasceu para ser uma espécie de ‘muleta’ dos documentários Mar Sem Fim. A primeira série, entre 2005 e 2007, percorreu a costa de Norte até o Sul, saindo do rio Oiapoque e descendo até o Chuí. A viagem rendeu 90 episódios de 30 minutos, o que equivale a 45 horas de documentários mostrando minúcias do litoral. Todo este material hoje está neste site mas, infelizmente, em sistema analógico, o que deixa a desejar para os padrões de altíssima tecnologia de hoje. Contudo, a segunda série, feita entre 2014 e 2016, somou 52 episódios de 30′, ou 26 horas, para mostrar todas as unidades de conservação federais do bioma marinho, muitas delas fechadas ao público. Esta, e a série da Viagem à Antártica (10 episódios), gravadas em Full HD, estão no ar outra vez no canal TBC – Trip Brasil Channel.
Conheça o novo canal, TBC – Trip Brasil Channel
O Trip Brasil Channel é um novo canal que acaba de entrar no ar. Ele se apresenta como ‘um conceito totalmente inovador e único, a TBC Trip Brasil Channel é o primeiro Canal de Televisão a apresentar conteúdo 100% voltado ao turismo. Com uma grade de programas completa e desenhada para atender o público brasileiro, a TBC Trip Brasil Channel desponta no mercado como uma opção àqueles que adoram o tema, curtem viajar e querem interagir com o canal’.


Anote onde assistir ao TBC: canal 564 da Claro, 483 da Sky, 79 da Vivo, 604 da Vivo Fibra, e outros.
Série Mar Sem Fim – Revisitando a Costa Brasileira
O primeiro capítulo desta série, mostrando a ESEC do Taim, já foi ao ar. Nesta semana o segundo programa focaliza o extraordinariamente belo, e um local especial para a observação de aves, Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no litoral médio do Rio Grande do Sul.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPesca ilegal de atum ligada à corrupção, lavagem de dinheiro, e tráfico humanoZheng He: O Almirante Eunuco que Fez da China uma Potência Marítima no Século XVPraia do Buracão, BA, e a chaga do litoral: especulação imobiliária
Esta série pode ser vista sempre às segundas, 21h30, com reprise nas terças-feiras, às 19hs. A ordem de apresentação será de sul para o norte. Saindo do Chuí, onde fica o Taim, para se chegar, dentro de um ano, no Parque Nacional do Cabo Orange, no Amapá.
O que a série das Unidades de Conservação tem de especial?
Entretanto, visitamos e gravamos em todas elas. Não conheço outra pessoa que tenha visitado todas as unidades de conservação federais do bioma marinho. Esta é mais uma chance para conhecê-las.
Apresentação: “Mar Sem Fim – Revisitando a Costa Brasileira”, Segunda-feira, 21h30.
Leia também
Educação climática nos currículos escolares a partir de 2025Mitos e verdades sobre a campanha de despoluição do rio TietêA importância do som para a vida marinhaReprise: Terça-feira, 19h00.
Anote onde assistir ao TBC: canal 564 da Claro, 483 da Sky, 79 da Vivo, 604 da Vivo Fibra, e outros.
Série Mar Sem Fim – Viagem à Antártica

Isso significa que o espectador vai conhecer os mais importantes cientistas que se dedicam à Antártica. Entrevistamos mais de dez especialistas em diversas disciplinas, da USP e da FURG.

Houve um grande destaque para a base brasileira, Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em 2012. Você vai saber porque os cientistas disputam lugar para pesquisar na Antártica; vai conhecer o trabalho da Marinha do Brasil que, com dois navios polares, apoia estes pesquisadores e, por fim, vai ficar sabendo por que o trabalho dos brasileiros é considerado o mais eficaz da América Latina.
De lambuja, tem até um encontro com Amyr Klink em seu veleiro Paraty.
Apresentação: quinta-feira, 22h30.
Reprise: sábado, 21h30.
O TBC pode ser visto no canal 564 da Claro, 483 da Sky, 79 da Vivo, 604 da Vivo Fibra, e outros.