Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias será comemorado com mutirão

5
757
views

Voluntários vão se reunir no Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias para mais uma ação em defesa da vida marinha

imagem praia branca
Praia Branca- foto Ecofaxina

Neste sábado, 20/09, acontece a 29ª edição do International Coastal Cleanup (ICC) – no Brasil, Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, evento anual promovido pela ONG norte-americana Ocean Conservancy.  O objetivo da data é engajar pessoas em ações de limpeza em regiões costeiras para coleta de dados sobre a poluição marinha por resíduos sólidos.

Em 2013 cerca de 650 mil pessoas retiraram 5.592 toneladas de lixo de praias em mais de 90 países. O equivalente a 823 elefantes africanos machos adultos.

Neste ano, os voluntários irão percorrer três praias – Branca, Preta e Camburí – localizadas na Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararú, no Guarujá. A região também é conhecida como “Rabo do Dragão”, porção norte da ilha de Santo Amaro que abriga uma rica biodiversidade. O local é o último trecho remanescente de Mata Atlântica intacto em Guarujá.

Para quem tiver interesse em participar:

Um ônibus com cerca de 40 voluntários da Fundação SOS Mata Atlântica partirá de São Paulo com destino ao Guarujá, onde encontrarão os voluntários do Instituto EcoFaxina que partirão de Santos, também de ônibus. A ação deve reunir entre 80 a 100 voluntários para a ação.

As trilhas que levam às praias serão percorridas com guias locais. A ação acontecerá das 09h às 16h.

Esta será a segunda das três Ações Voluntárias EcoFaxina realizadas durante o mês de setembro, que terão os dados das coletas integrando o relatório do International Coastal CleanUp (ICC). A primeira aconteceu no dia 7 de setembro, em uma faixa de manguezal na Zona Noroeste de Santos. A terceira acontecerá dia 28 de setembro na praia do Portinho, em Ilhabela, em parceria com o Instituto Dharma.
Mais Informações: facebook.com/ecofaxina

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

5 COMENTÁRIOS

  1. P.S.: uma ideia interessante seria o site vender camisas, chaveiros, botoms, cangas, canecas, etc. com o logo do Mar sem Fim. A WWF, a PeTA e outras ONGs/instituições sustentam seus sites com esse interessante tipo de venda, além de divulgar a marca. O MsF é um projeto formidável e certamente atrairia um bom público.

    Outra ideia seria o Prêmio anual Mar sem Fim (em forma de navio ou gaivota) a instituições amigas da natureza. Enfim, parabéns!!

  2. Toda vez que entro aqui fico embevecida com a quantidade de notícia informativa, agregadora e de cunho preservativo. Parabéns por manter esse oásis ecológico em prol do Brasil, João Lara! E mais décadas ao Mar sem Fim!!!

  3. Eu limpo sozinha boa parte da praia onde tenho casa, nas praias do Paraná. Como posso ajudar ou arrecadas voluntários para executar o mesmo movimento que esta sendo executado aí em São Paulo aqui nas praias do paraná.?

    • Celia, obrigado pelo correio. Entre em contato com ONGs e organize. Há muitas delas fazendo este tipo de trabalho. Neste mesmo site há mostres de matérias a respeito. Porcure a S.O.S Mata Atlântica, entre outras. Abraços e volte sempre!!!

    • Célia, entre em contato com as ONGs citadas na matéria, chame os amigos e parentes, e mãos à obra! É assim que se faz! Cada um precisa fazer sua parte inclusive engajando outros! Chame o povo da S.O.S Mata Atlântica, procure as ONGs de sua cidade. O resto é com vcs! Abraços e volte sempre!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here