Comunicado à imprensa

8
398
views

Comunicado à imprensa, 10/4/2012

 

A evacuação da ilha Rei George

Amigos: retornamos ontem de Punta Arenas, para onde tinhamos sido evacuados ( da ilha Rei George) desde 7/4.

Ao sairmos, às 18hs de Rei George, o navio brasileiro Ary Rongel estava encurralado no gelo.

O HMS Protector, navio polar da marinha inglesa, navegava em seu socorro.

Desde então não sei o que aconteceu.

Fica a sugestão para vcs entrarem em contato com a Marinha do Brasil e divulgarem.

A necessidade de atender a imprensa

Quanto à nós, entendo a necessidade de falarmos com a imprensa. Há muitos pedidos.

Peço apenas alguns dias. Enquanto isto eu devo dar  atenção aos meus familiares, que sofreram tanto quanto nós mesmos. Filhos pequenos, pais em idade avançada, irmãos, sobrinhos, etc.

Assim que possível, provavelmente ainda esta semana, marcarei encontro com a imprensa.

Fiquem atentos ao Blog do Mar.

Através dele darei os dados deste encontro: dia, hora, local, etc.

Entendo sua necessidade. Peço que compreendam as minhas neste momento.

Abraços, até breve.

COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ola Joao,
    Triste ver o acontecido, mas Antarctica eh mesmo a ultima fronteira. Nos falamos brevemente por radio em Ushuaia quando nos partiamos de veleiro para a Antarctica.
    Passado o primeiro susto agora vem a coisa mais dificil para vcs. O gerenciamento do dano ambiental e as condicoes do tratado Antarctico. Para o Brasil foi um mal ano com a destruicao da base – que tivemos ainda a oportunidade de visitar neste verao – e agora seu naufragio.
    Eh importante para a comunidade Antarctica este assunto ser tratado com transparencia, pois a cada ano fica mais dificil obter a autorizacao e aumentam as exigencias de cobertura de seguro para danos ambientais.
    Boa sorte e estou certo que em breve vcs estarao por estes mares novamente.

    • Meu caro Thomaz: lembro bem de nossa conversa via rádio. Espero que vc tenha feito uma ótima viagem. Quanto a minha…bem, vc já sabe.
      Estou totalmente arrasado por ter sido causador deste problema na Antártica, não só pelo que ele vai representar para a comunidade de velejadores que navegam aquelas águas, quanto ao possível dano ambiental. Esta parte é ainda mais dolorida especialmente para um ambientalista como eu.
      Se vc não conhece esta faceta de meu currículo, é só dar uma boa navegada em meu site que vc verá desde quanto estou envolvido com esta questão, participando de campanhas, criando e divulgando outras, como a causa do Tietê, por exemplo.
      Não tenha dúvida da transparência. Como escrevi no Blog do Mar, numa das matérias sobre o naufrágio, não faz parte de meu caráter fugir as minhas responsabilidades. Desta vez não será diferente.Felizmente há uma chance enorme de não acontecer dano ao meio ambiente. Estou em contato diário com o pessoal da base Fildes. Até agora estamos zerados. Tanto eu, como o Comandante Eduardo, acreditamos que isto não acontecerá. Os tanques do Mar Sem Fim são bem centrais. Não creio que o barco será esmagado a ponto de atingir os tanques. Em mais duas semanas, de acordo com um glaciologista da base russa, toda a baía estará congelada. Provavelmente o diesel dos tanques também congelarão ( eu usava diesel comum, não o diesel anticongelante.
      Já estou tomando providências para participar do resgate do barco tão logo chegue o próximo verão.
      Farei todo o esforço possível, você pode ter certeza disto, para que não vaze também no resgate.
      Grande abraço, obrigado pela mensagem, e até breve.

  2. Ola Joao, desejo que possam continuar o mais breve possivel suas aventuras. Saibam que seu sonho e ideais sao partilhados e alimentam as vidas de muitos! Bom descanso e boa sorte!

  3. Capitão Mesquita.

    Sou seu fã há 1 dia. Não conhecia e vi sua série no Netflix e adorei. Fui então pesquisar sobre seu trabalho na web e dei de cara com a notícia do “Mar Sem Fim”. Consternado, mando esta mensagem com uma marca de otimismo, sabendo que o senhor logo estará navegando novamente em águas geladas. Pude sentir sua determinação e sua força nos episódios da série e estou certo de que, breve, poderemos ver novos trabalhos seus. São meus votos. Fique bem, recomendações à tripulação e à família. Deus lhe poupou a vida para continuar seu trabalho! Sempre a seu dispor.

    Ari

  4. Joao, o marzao nao estava no barco, esta dentro de vcs. E agora dentro de todos nos. Belissimo trabalho, licoes, estas sim, sem fim. Cuide dos seus, depois vc cuida de nos. Bom retorno, Capitao. Horacio

    • Oi, Horacio, quanto tempo!! Fico emocionado com os amigos que retornam nestas horas.
      Muito obrigado pela mensagem.
      Grande abraço e até breve

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here