Cristal do Aquaman é criado por cientistas

0
785
views

Cristal do Aquaman, com ele mergulhadores poderão respirar embaixo da água sem cilindros

Cristal do Aquaman

Será que no futuro teremos a oportunidade de mergulhar sem o uso de cilindros? Um material novo pode ajudar os mergulhadores. Ele foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Syddansk, Dinamarca. A substancia ficou conhecida como “cristal do aquaman“.

O “cristal” é capaz de absorver e armazenar oxigênio a uma concentração quase 160 vezes maior do que a atmosfera, que tem 21% de O2 em sua composição. Dessa forma, ele é menor e mais leve e pode soltar oxigênio de forma mais lenta quando colocado sob uma pequena quantidade de calor.

A professora Christine McKenzie, que participou do estudo, afirma que o cristal também poderá ser importante para pacientes com câncer de pulmão, que precisam estar sempre ligados a pesados tanques de oxigênio. Christine afirma que

Poucos grãos são suficientes para respirar. E como o material pode absorver oxigênio da água, o mergulhador não precisa levar mais do que esses poucos grãos

O “cristal do Aquaman” tem consistência semelhante a uma esponja e usa cobalto em sua estrutura molecular. O cobalto dá ao material a estrutura molecular e eletrônica necessárias para absorver oxigênio do ambiente ao redor. Agora o principal desafio dos cientistas é sintetizar grandes quantidade do cristal que tem uma fórmula química complexa e de difícil reprodução.

Conheça outras descobertas submarinas “que humilharam Julio Verne”, como disse o New York Times.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here