Baleias encalham em praias da Indonésia
Baleias encalham: pescadores encontraram cerca de trinta baleias encalhadas em uma praia de Probolinggo, ao leste da província de Java, na Indonésia. Infelizmente, oito delas não conseguiram sobreviver, acabaram morrendo depois que pescadores nativos tentaram leva-las de volta ao mar.
As autoridades da Indonésia não souberam identificar as causas do encalhe.
Leia também
Peixes-boi da Flórida: mais de mil morrem de fomeToninhas do norte do Espírito Santo quase extintasBaleias dentadas são alvos de tiros por pescadoresEssa não é a primeira vez que baleias encalham em praias, saiba como aconteceu na Oceania
Austrália
PUBLICIDADE
No início do mês de março de 2015, mais de 10 baleias morreram depois de encalharem na baía de Bunbury, ao sul da cidade de Perth, litoral ocidental da Austrália. Quatro conseguiram ser resgatadas e nadaram para o mar.
As causas dos frequentes encalhes são desconhecidas. Voluntários e especialistas australianos se desdobraram nos trabalhos de resgate para salvar o maior número de animais.
Mais lidos
Tubarão da Groenlândia encontrado no CaribeIndústria naval mundial ‘opta’ pela poluição marinhaPraia de Maria Farinha, PE, mais uma privatizadaNova Zelândia
Aconteceu mais de uma vez. Na última ocorrência, em fevereiro de 2015, cerca de 200 baleias- piloto encalharam perto da baía Golden, na Ilha do Sul, Nova Zelândia. Pelo menos 24 acabaram morrendo.
No local, conhecido como Farewell Spit, funcionários do Ministério de Conservação, e voluntários do Projeto Jonah, lutam para salvar as baleias. O gerente dos serviços de conservação da baía Golden, Andrew Lamason, acredita que várias delas poderão ainda ser devolvidas com vida ao mar.
Dezenas de baleias ficam encalhadas anualmente nessa região da Nova Zelândia, cujas águas fazem parte da rota desses cetáceos. Em 2011, cerca de 100 baleias- piloto também encalharam na região, e muitas foram sacrificadas.

As baleias foram impiedosamente caçadas até os anos 80 do século passado. Algumas populações jamais se recuperaram, com as baleias azuis. Outras, como as Francas e as Jubartes estão se recuperando de forma exemplar.
Fonte: Reuters, Globo News.