Baleias encalham em praias da Asia e Oceania

0
592
views

Baleias encalham em praias da Indonésia

Baleias encalham: pescadores encontraram cerca de trinta baleias encalhadas em uma praia de Probolinggo, ao leste da província de Java, na Indonésia. Infelizmente, oito delas não conseguiram sobreviver, acabaram morrendo depois que pescadores nativos tentaram leva-las  de volta ao mar.

As autoridades da Indonésia não souberam identificar as causas do encalhe.

baleias encalham

Essa não é a primeira vez que  baleias encalham em praias,  saiba como aconteceu na Oceania

baleias encalham em praia na nova zelândia

Austrália

voluntários tentam salvar baleia na austrália 2

No início do mês de março de 2015, mais de 10 baleias morreram depois de encalharem na baía de Bunbury, ao sul da cidade de Perth,  litoral ocidental da Austrália. Quatro conseguiram ser resgatadas e nadaram para o mar.

As causas dos frequentes encalhes são desconhecidas. Voluntários e especialistas australianos se desdobraram nos trabalhos de resgate para salvar o maior número de animais.

voluntários tentam salvar baleia na austrália 2

Nova Zelândia

Aconteceu mais de uma vez. Na última ocorrência, em fevereiro de 2015, cerca de 200 baleias- piloto  encalharam perto da baía Golden, na Ilha do Sul,  Nova Zelândia. Pelo menos 24 acabaram morrendo.

No local, conhecido como Farewell Spit, funcionários do Ministério de Conservação, e voluntários do Projeto Jonah, lutam para  salvar as baleias. O gerente dos serviços de conservação da baía Golden, Andrew Lamason, acredita que várias delas poderão ainda ser devolvidas com vida ao mar.

Dezenas de baleias ficam encalhadas anualmente nessa região da Nova Zelândia, cujas águas fazem parte da rota desses cetáceos. Em 2011, cerca de 100 baleias- piloto também encalharam na região, e muitas foram sacrificadas.

baleias encalham em praia na nova zelândia
Imagem de 2011 mostra o grupo de 107 baleias-piloto encontradas por dois turistas em uma praia da Nova Zelândia. Segundo o Departamento de Conservação, 48 ainda estavam vivas quando foram encontradas, mas tiveram de ser sacrificadas. (Foto: Reuters)

As baleias foram impiedosamente caçadas até os anos 80 do século passado. Algumas populações jamais se recuperaram, com as baleias azuis. Outras, como as Francas e as Jubartes estão se recuperando de forma exemplar.

Fonte: Reuters, Globo News.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here