Baleias-piloto, 145 encalham e morrem na Nova Zelândia

1
574
views

Baleias-piloto encalham e morrem na Nova Zelândia

Não é incomum a morte de mamíferos marinhos por encalhe. De tempos em tempos a net traz notícias sobre casos assim. Mas 145 baleias- piloto encalharem na mesma praia, e se debaterem até a morte, é algo bem mais raro.  Este é um dos grandes  acidentes  com baleias encalhadas. Recentemente outros dois também aconteceram em praias da Nova Zelândia. Num deles,  300 animais morreram, em 1998. Outro aconteceu no começo de 2018, em Farewell Spit, um dos locais mais comuns para os encalhes de baleias na Nova Zelândia, foram mais 250 animais mortos.

imagem de baleias- piloto mortas na praia
Baleias- piloto mortas.

Encalhe na semi-deserta ilha Stewart

A trágica cena das baleias encalhadas foi vista por uma testemunha, a norte-americana Liz Carlson, que fazia caminhadas pela ilha com um acompanhante.  A agonia das baleias se debatendo chamou a atenção dos dois amigos que correram para ajudar.  “Mas você rapidamente percebe que não pode fazer nada. Elas são muito grandes”, disse Liz. Ainda assim, o amigo correu até uma cabana onde haviam guardas- florestais, a 15 Km de distância. Apenas cerca de 400 pessoas vivem na ilha Stewart, e no lado oposto ao do encalhe. Enquanto isso, Liz ficou na praia, ao lado dos cetáceos, e descreveu:

A futilidade da situação foi o pior. As baleias estavam chorando umas para as outras. E nós não podíamos fazer nada para ajudá-las

 

imagem de baleias- piloto encalhadas em praia
Não conseguiram ajudá-las…

Resgate impossível desta vez

De vez em quando é possível ajudar as baleias a voltarem para o mar, mas desta vez foi impossível. Além da falta de pessoas no entorno, elas só ficaram sabendo quando os animais já estavam encalhados, sendo quase impossível retirá-los. Quando os guarda-parques chegaram na praia mais da metade já havia morrido. Ainda assim, esperaram até o dia seguinte quando viram que além das que morreram no dia anterior, as que sobraram estavam sendo queimadas pelo sol, sem nenhuma possibilidade da situação mudar. Então…

Decidiram pela eutanásia

Os guardas-florestais não tiveram outra opção. Eles partiram para uma decisão de “cortar o coração”, como definiram: fazer eutanásia nas baleias remanescentes. A única alternativa seria deixá-las morrer, uma morte lenta e dolorosa que poderia levar vários dias.

imagem de Baleias- piloto em mergulho.
Baleias- piloto em mergulho.

Qual o motivo do encalhe?

O site neozelandês www.projectjonah.org.nz explica: Em média, mais de 300 golfinhos e baleias encalham e morrem nas praias da Nova Zelândia a cada ano. Não há uma resposta simples para o fenômeno. No entanto, uma combinação de doença e condições meteorológicas extremas, pode ser a causa. Um golfinho ou baleia encalhado pode estar velho ou doente. Ele poderia estar infestado de parasitas, ou envenenado por toxinas naturais.” As possibilidade são muitas, diz o site: “Ao caçar presas perto de praias rasas e inclinadas, os animais podem encalhar acidentalmente. Eles também podem ficar aprisionados pelas marés recuadas ou varridos por fortes correntes. Alguns cientistas acreditam que anormalidades no campo magnético da Terra podem levá-los à praia.”

Assista ao vídeo:

Fontes: https://www.nytimes.com/2018/11/26/world/asia/pilot-whale-beaching-new-zealand.html; https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46394116; https://www.projectjonah.org.nz/Stranded+dolphins++whales/Dolphin++Whale+Strandings.html.

Litoral da Noruega ameaçado por submarino nazista

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

1 COMENTÁRIO

  1. Os neozelandeses devem saber o que estão fazendo, mas eu sempre me perguntei: Numa era onde há abundância de máquinas enormes e poderosas, capazes de carregar ou arrastar qualquer coisa, pq não jogam estas baleias de volta ao mar, ao invés de ficar jogando copinhos de água e esperando que morram horrivelmente?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here