❯❯ Acessar versão original

Patrimônios Nacionais ameaçados pelo aquecimento global

Patrimônios Nacionais ameaçados pelo aquecimento global

Patrimônios Nacionais ameaçados pelo aquecimento global: o site da Deutsche Welle fez matéria em junho de 2017. Pena que Donald Trump não viu…A matéria cita patrimônios os mais diversos como a Mata Atlântica, no Brasil; a Estátua da Liberdade, nos USA; e até o Vale da Lua, na Jordânia. Vamos à lista?

A Mata Atlântica é um dos Patrimônios Nacionais

Segundo a DW “a mata atlântica é um dos paraísos protegidos pela Unesco. E já enfrenta ameaças como o desmatamento, a caça indiscriminada e a ocupação irregular. Localizada próximo ao litoral, a região também corre riscos com enchentes, secas, deslizamentos de terra e outros eventos climáticos potencializados pelo aquecimento global”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

A Floresta Tropical de Bwindi, Uganda

Para a DW “quase a metade dos gorilas que ainda vivem livres na natureza em todo o mundo estão em Uganda. São cerca de 880 animais. Mas o aumento da temperatura leva a população que vive em áreas vizinhas à floresta a ocuparem áreas mais frescas. Para os gorilas sobra menos espaço para viver. O contato também aumenta os riscos de disseminação de novas doenças”.

Lago Niassa, Malaui

“Altas temperaturas fazem com que a água do gigantesco lago Niassa evapore. O período de chuvas tem se tornado mais curto e a seca se estende cada vez mais. Com isso, o lago tem cada vez menos água. Este é um problema tanto para o ecossistema quanto para os pescadores que vivem do que retiram do lago e as empresas que oferecem mergulhos para turistas”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

Vale da Lua, Jordânia

“Gargantas estreitas, penhascos e uma vista espetacular são alguns dos pontos altos deste patrimônio mundial. Mais de 45 mil pinturas rupestres, algumas com até 12 mil anos, são uma atração turística. Mas a água na região está ficando ainda mais escassa devido às mudanças climáticas e ameaça animais e plantas que vivem nesta área”.

PUBLICIDADE

Ilhas Chelbacheb, Palau

“Não é surpresa que as 400 ilhas Chelbacheb, um arquipélago em Palau, recebam mais de 100 mil turistas por ano. Os vilarejos antigos, lindas lagunas e recifes de corais fazem de lá um paraíso no Oceano Pacífico. Ainda assim, com a temperatura do mar subindo e a água ficando mais ácida, os corais são danificados e ficam brancos, causando seu extermínio”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

 Patrimônios Nacionais: Ilha de Páscoa, Chile

“As estátuas Moai na ilha de Páscoa chilena atraem a cada ano 60 mil visitantes. A erosão da costa e a elevação do nível do mar ameaçam as estátuas”.

Estátua da Liberdade, Estados Unidos

“A Estátua da Liberdade sofre com tempestades cada vez mais fortes e o aumento do nível do mar. Em 2012 o furacão Sandy danificou a infraestrutura da ilha onde fica a estátua. Alguns acreditam que é apenas uma questão de tempo até que a estátua em si seja avariada”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

Cartagena, na Colômbia

“A colombiana Cartagena de Índias fica a apenas 2 metros acima do nível do mar. Principalmente o belo centro histórico e portuário da cidade fundada em 1533 estão ameaçados”.

Veneza, na Itália

“Embora o fenômeno da “acqua alta” não seja novidade em Veneza, ele está ocorrendo com cada vez mais frequência. E como um dos pontos mais baixos da cidade é a Praça de São Marcos, esta área especialmente turística é uma das mais comprometidas. Em longo prazo, o aquecimento global tende a agravar o problema”.

Aquecimento global ameaça Patrimônios Nacionais

 Patrimônios Nacionais: fiorde Ilulissat, Groenlândia

“Os icebergs derretem e se parte na Groenlândia. Quando o permafrost, o solo permanente gelado, descongela, desaparecem com ele também os sítios arqueológicos. Turistas visitam o fiorde para vivenciar o “Marco Zero” da mudança climática. Para o gelo, o efeito é devastador, mas isso não impede mais e mais pessoas de irem até lá para ver icebergs antes que desapareçam para sempre”.

Trump começa declínio ambiental. E agora, como ficamos?

Sair da versão mobile