Litoral de Belém e llha de Marajó, exótico e diferente

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    Litoral de Belém e llha de Marajó

    Litoral de Belém e llha de Marajó: nem bem nosso avião pousou, próximo do meio-dia , e já começamos a trabalhar. Foi só o tempo de deixar nossas coisas no barco  e em seguida já estávamos em campo. Para esta etapa separamos dois dias para gravações em Belém. A cidade tem inúmeros prédios antigos bem interessantes  e algumas instituições de pesquisa que são obrigatórias para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história e realidade da Amazônia .

    Teatro da Paz, inaugurado em 1874

    O primeiro que escolhemos foi o Teatro da Paz, inaugurado em 1874, filho da época áurea da borracha. Valeu a pena. Faz dois anos que foi restaurado e hoje está tinindo em toda sua imponência. Entre plateia, frisas, e galerias, cabem 904 pessoas.

    Litoral de Belém e llha de Marajó, imagem do teatro da paz, belém
    Litoral de Belém e llha de Marajó. O imponente teatro.

    As cadeiras são de madeira com palhinha, o teto e as laterais pintados à mão, e elegantes lustres providenciam a iluminação. De 1850, mais ou menos, até os primeiros anos do século 20, a renda per capita do Pará e Amazonas era maior que a da região Sul. Isso em função do extraordinário lucro produzido pela exportação da borracha. A sociedade local não abria mão das temporadas de ópera e outros espetáculos artísticos que mandava trazer diretamente da Europa.

    Manaus e Belém foram as duas primeiras cidades brasileiras a receberem luz elétrica

    Para se ter uma ideia, saiba que Manaus e Belém foram as duas primeiras cidades brasileiras a receberem serviços de luz elétrica, bondes, e água encanada. De 1850, até 1910, época de ouro do ciclo da borracha, a população destas cidades pulou de duzentas mil pessoas para um milhão e duzentas mil!

    Imazon

    Em seguida fomos ao Imazon, ONG que tem por finalidade  estudar a ocupação do solo, o avanço das fronteiras agrícolas, o desmatamento, etc. Tivemos uma aula com os pesquisadores nos mostrando os problemas causados pela falta de políticas públicas coerentes. O estrago produzido por estradas nem sempre importantes, como Transamazônica,  ou o avanço da cultura da soja nas fronteiras.

    Para cada árvore que chega numa serraria, outras 27 caem inutilmente

    Uma pesquisa feita pelo Imazon  mostra que, para cada árvore que chega numa serraria,  outras 27 caem inutilmente. Elas acabam ficando na mata, esquecidas, ou apodrecem antes de serem retiradas. Mas tem mais: as serrarias, por usarem técnicas rudimentares, desperdiçam um terço de cada tora beneficiada.

    Indústria madeireira é a terceira em geração de empregos na Amazônia

    O pior é que a indústria madeireira é a terceira em geração de empregos na Amazônia. Em toda a região são 600 mil pessoas. Portanto, se conseguirem acabar com a devastação, vai sobrar um problema social grave: onde e como empregar toda esta gente? Mas atenção, paulistas, este dado diz respeito a todos nós: um relatório da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República  estima que 80% da madeira extraída seja ilegal, e a maior parte dela é vendida em São Paulo. Você que mora nesta cidade, ao comprar móveis, ou quaisquer outros objetos de madeira , exija que seja madeira certificada  dando sua contribuição para a diminuição do processo destrutivo.

    Litoral de Belém e llha de Marajó: problema é a falta de fiscalização

    Outro problema gravíssimo é a falta de fiscalização. É difícil acreditar, ou aceitar, mas o Ibama tem pouco mais de 600 fiscais para tomar conta de uma região que representa 61% do território brasileiro! É mole ? Enquanto isto não for resolvido não há a menor possibilidade da destruição parar.   Enfim, este é apenas mais um exemplo da falência da máquina pública brasileira. Apesar da carga de impostos que pagamos, típica de países de primeiro mundo, temos em troca serviços dignos de Uganda. No Brasil o setor público é caro e ineficiente . Onde é preciso poucos funcionários, há muitos. E onde é preciso muitos, há poucos. Alguém já disse que os brasileiros não merecem a elite política que temos. Seja lá quem for está coberto de razão .

    O mercado Ver- o- Peso

    22- 03- 05- Terça feira.

    Logo cedo fomos com o veleiro até o Porto do Pará , e o mercado Ver- o- Peso . O dia ainda não tinha clareado quando partimos .

    Litoral de Belém e llha de Marajó, imagem do mercado ver o peso
    Litoral de Belém e llha de Marajó. O famoso mercado de Belém.

    Antes de seguir para a Ilha de Marajó , nosso objetivo nesta etapa , queríamos ainda ter mais informações da comunidade científica a respeito da região que visitávamos. Por isto marcamos várias entrevistas com os pesquisadores do Museu Emílio Goeldi , uma das glórias não só daqui , a região Norte , mas de todo o Brasil . O Museu é a quarta instituição científica fundada no Brasil , a data precisa é 1866 , e é notório por suas pesquisas sobre a diversidade biológica e social da Amazônia.

    O Emílio Goeldi conta com cerca de 300 funcionários, e 80 pesquisadores

    Sua sede principal fica no centro da cidade , em meio a um estupendo parque , com cinco hectares  cercado por árvores centenárias , e contendo um pouco de toda a diversidade animal e vegetal da Amazônia : cerca de 600 animais , e duas mil plantas . Lagos com peixes- boi , guarás, e garças soltas pelo bosque. Jaulas com onças pintadas , orquídeas nativas em troncos de árvores com mais de 50 metros de altura , aquários com as espécies mais raras e exóticas da região. Uma espécie de Jardim do Éden.

    Fomos recebidos por Joice Santos , da assessoria de comunicação , que nos explicou algumas das ações do Museu. Sem esconder a imensa satisfação e orgulho por fazer parte da instituição exemplar .

    Foi muito bonito perceber o modo feliz , com o ” peito inchado “, com que ela ia nos contando sua história e as várias vertentes atuais .

    O cientista Suíço , Emílio Goeldi , foi convidado a vir para cá pelo Governador Lauro Sodré , em 1894 , e, um ano depois , a sede que agora visitamos foi inaugurada .

    Hoje o Museu tem diversas atividades

    Elas vão da pesquisa ao incentivo aos estudantes. Pergunto a respeito do envolvimento do cidadão comum , e da sociedade local , com o Museu . Ela se mostra exultante. Conta que em Belém há quinze Museus , ” mas se você entrar num táxi e disser vamos ao Museu , ele toca direto para cá ” .

    Rede Genoma

    Em seguida falou dos projetos atuais, mais importantes , como o ” Rede Genoma “. Um projeto de modelagem ambiental , juntando dados da sócio- economia com dados ambientais. Mais sensoriamento remoto e modelagem matemática , coordenado pelo diretor Peter Mann de Toledo. O foco é estabelecer a tecnologia para fazer o sensoriamento ambiental amazônico. Foi através deste trabalho , nos diz Joice , que pela primeira vez se percebeu a articulação entre as atividades ilícitas com a linha de desmatamento , especialmente em Marabá, e São Felix do Xingu .

    Outro funcionário com quem conversamos, Antonio Messias, mostrava o mesmo orgulho e satisfação ao dar suas explicações. Ele diz ” ser um privilégio trabalhar aqui” . Está envolvido em criar viveiros que mostrem a interação do homem com a natureza. E os problemas que isto acarreta. E  diz :

     imagine que bacana se pudermos colocar próximo ao tanque do peixe- boi, que se alimenta de certos tipos de gramíneas, uma roça como a que os caboclos fazem nas margens dos rios . Eles não se dão conta, mas estas roças avançam e acabam com a gramínea. Por isto o peixe-boi vai embora , uma vez que não tem mais o que comer .  Com estes viveiros nosso parque pretende mostrar toda a cadeia , com o elemento humano inserido no contexto

    Litoral de Belém e llha de Marajó: a ocupação da costa

    Conversei com o pesquisador Amílcar Mendes  que estuda a ocupação da costa . Ele está envolvido no projeto Piatam  que conta com auxílio das Universidades Federais do Pará, e do Maranhão , e do Instituto de Pesquisas do Amapá . Amílcar  fala dos problemas de poluição da baía do Guajará , que fica defronte a cidade de Belém. Como é comum no país, os esgotos da cidade não são tratados. Vão direto para o rio . Ele também comenta sobre o imenso potencial de problemas com derramamento de petróleo , não por extração,  mas pelo transporte . Há inúmeros portos, próximos a Belém, e barcaças cruzam suas águas de um lado para outro transportando óleo. Basta um acidente na época das cheias para que os reservatórios de água da cidade sejam contaminados.

    Há, ainda, o problema de contaminação por água de lastro dos navios , e não são poucos os que utilizam todos os portos daqui . Como se vê o equilíbrio é muito precário…

    Cultura marajoara

    Para encerrar nosso dia fomos ainda conversar com mais uma pesquisadora do Emílio Goeldi, Denise Schaan , geóloga , conhecedora da cultura marajoara.

    Ela contou que o apogeu desta cultura aconteceu entre 500 d C e 1300 d C , tendo sido a primeira sociedade complexa da Amazônia brasileira , e começou em Marajó , depois se espalhou pela várzea do Amazonas . O vetor da economia , que possibilitou seu surgimento , foi a exploração de peixes .

    Ela nos disse que , no lado Leste da ilha , mais seco , os peixes na época da piracema subiam os rios e entravam nas lagoas que haviam sido escavadas , dando origem aos aterros onde moravam aqueles povos . Eles manejavam os cardumes que ficavam presos na época das secas. A fartura de alimentos possibilitou o crescimento da população que chegou a ter cidades com cinco, até dez mil indivíduos. Sua principal herança foi a famosa cerâmica marajoara , feita de argila. Estudando seus desenhos a pesquisadora pode decifrar que a maioria conta histórias mitológicas. Em sua opinião a derrocada deste povo aconteceu muito provavelmente por mudanças climáticas.

    Litoral de Belém e Ilha de Marajó: prontos para tocar para Marajó

    Depois das aulas recebidas no Emílio Goeldi , estávamos prontos para tocar para Marajó . Antes, ainda, resolvi alugar um avião para poder sobrevoar a foz do rio Pará, mostrando Marajó-uma ilha formada por sedimentos- bem no meio do Delta do Amazonas, de quebra ainda poderia fotografar o Mar Sem Fim com todas a velas em cima .

    De avião iríamos eu e o cinegrafista Rodrigo Cortegiano , enquanto o resto da tripulação , formada pelo Alonso , Paulina , e o convidado desta etapa , o velejador Fernando Cerdeira , iriam de barco.

    Às cinco da manhã o veleiro partiu

    23- 03- 05- Quarta feira.

    Havíamos marcado um ponto no mapa para o encontro, que deveria acontecer às dez horas. Assim, às 8h30 decolamos de Belém em direção a Soure, uma das principais cidades de Marajó . No aeroporto da ilha tiramos a porta do avião para  filmar livremente, e decolamos novamente. Pouco tempo depois estávamos sobrevoando o Mar Sem Fim. Gravamos e fotografamos. Foi maravilhoso ver também as lagoas de Marajó, de que nos havia falado a pesquisadora Denise.

    Litoral de Belém e llha de Marajó, imagem do rio amazonas
    Litoral de Belém e llha de Marajó. O Mar Sem Fim na imensidão do rio

    Marajó tem o maior rebanho bubalino do Brasil

    Assim que pousamos não perdemos tempo: eu e o Rodrigo fomos visitar o curtume local, que aproveita o couro dos búfalos para fazer de sapatos a bolsas. Como se sabe, Marajó tem o maior rebanho bubalino do Brasil . Foi bem interessante, e ainda descobrimos um estaleiro, atrás do curtume, na beira do rio. O mestre carpinteiro trabalhava num bote infestado pelo caruncho. De enxó em punho ele descascava o fundo da embarcação para trocar por tábuas novas.

    No pequeno galpão de madeira cheio de ferramentas rudimentares, ficava toda a linha de produção : além do carpinteiro , o calafate , e o pintor.

    Quando estávamos indo embora, olhei para a foz do rio, e lá adiante pude ver o vulto do Mar Sem Fim entrando pela barra do Paracauari . Considerando que são 45 milhas, de Belém até Soure, na ponta Leste da ilha de Marajó , até que não demorou muito esta travessia .

    Mais alguns minutos e estávamos todos juntos, a bordo. Então eles nos contaram que vieram rápido por que tiveram ajuda da correnteza do rio Pará , durante a vazante , quando chegaram a navegar numa velocidade de até nove milhas por hora .

    Litoral de Belém e llha de Marajó, imagem dos Alagados em Marajó
    Litoral de Belém e llha de Marajó. Alagados em Marajó

    Nosso barco fundeou bem próximo ao trapiche de Soure , tendo do outro lado do rio , a vila de Salvaterra .

    Litoral de Belém e llha de Marajó: Soure

    Soure é interessante. Tem prédios art-déco, apesar de um tanto mal tratados . Assim como Belém a área urbana é sombreada pela copa de centenárias mangueiras. Para todo o lado que se olha pode-se ver a copa imensa destas árvores. Ainda bem, porque o calor é de arrasar , mesmo agora , no ” inverno ” da região Norte  quando chove todo dia .

    A população é de 20 mil habitantes, mas a infraestrutura pede socorro

    Para cada metro de rua asfaltada há dezenas de buracos. Os táxis andam em ziguezague numa velocidade não superior a 8 , 10 km por hora , sob pena de desmancharem seus veículos se ousarem acelerar mais . A grita contra o poder público é geral . Andei xeretando , perguntando para motoristas e pessoas comuns. Eles contaram que os dois últimos prefeitos foram cassados por corrupção . O atual, que já se elegeu no passado, também já respondeu na Justiça por crime de corrupção. Acontece que a Justiça teria sido muito lenta , sempre de acordo com estas pessoas com quem bati papo , e as ações acabaram prescrevendo . Assim, mais uma vez, a mesma criatura acabou no Executivo. Como pôde ganhar a eleição se pesa sobre ele acusações de corrupção? Perguntei. Então veio à tona uma das mazelas nacionais , nem a única , nem a mais importante , mas uma dentre tantas : parte significativa da imprensa em poder dos políticos

    Aqui em Soure há três emissoras de rádio. A AM pertence ao Presidente da Assembléia , senhor Mário Couto , do grupo do prefeito eleito . A Sol FM é de Jader Barbalho , do PMDB , mesmo partido do prefeito , e também de seu grupo político , sobra apenas a Tropical FM . E as duas primeiras se engajaram na campanha

    Mas tem mais :

     O atual prefeito, Carlos Augusto Nunes Gouveia, mais conhecido como Tonga , está tendo o resultado das últimas eleições contestado , entre outras , por que as urnas teriam ficado guardadas na casa do irmão dele , antes da eleição

    Minhas fontes sugerem que teria havido manipulação. Difícil acreditar, mas passo adiante a história, tal qual me foi contada.

    Falta infra-estrutura para turismo

    Outro problema que pudemos constatar é a falta de hotéis de bom nível . Em Soure vimos apenas dois, bem fraquinhos e muito pequenos. O melhorzinho  fica do outro lado do rio, em Salvaterra. E uma vez ali o turista que se vire. Não há nenhuma programação prevista. Nem aluguel de barcos, trilhas ecológicas, passeios, pesca esportiva, seja o que for. O cara que fique lá, deitado na areia, de papo pro ar.

    Em  2004 o turismo ecológico movimentou no mundo 260 bilhões de dólares

    É uma pena este descaso. Para se ter uma idéia, no ano de 2004, o turismo ecológico movimentou no mundo 260 bilhões de dólares. Enquanto isto, na Amazônia, que tem tudo a ver com ecoturismo, uma imensa região que engloba nove Estados brasileiros e 61% de nosso território, existem apenas 17 hotéis dedicados ao ecoturismo, de acordo com dados antigos ( década de 90 ) da Embratur .

    Os dados atuais, de 2003, nem mencionam a região. Em todo o caso aqui vão eles : entraram no Brasil, em 2003, quatro milhões de turistas. Os principais portões de entrada foram : São Paulo com 48,7% , Rio de Janeiro com 15,4% , Rio Grande do Sul com 15,8% , Paraná com 10,5% , e Santa Catarina com 1,8% . Depois destes Estados surge na pesquisa a palavra ” outros ” , seguida da cifra 9,8% . Pode ?

    Ainda na pesquisa da Embratur, fuçando mais, descobri que no Pará entraram em 2003, 14.330 mil turistas, por via aérea, e 2.198 por via fluvial. E só. Nada mais.

    Dá pena ver tanto potencial desperdiçado.

    Pessoas que fazem a diferença

    24- 03- 05- Quinta feira.

    Mais uma vez levantamos cedo para descer em terra e conversar com as pessoas que fazem a diferença. Em Soure descobrimos pelo menos duas delas que nos foram recomendadas pelos pesquisadores de Belém. Uma é o Vazinho, personagem inteligente e curiosa, que preside uma reserva extrativista marinha que está dando certo . São cerca de 1.300 famílias que vivem em função da reserva. Nela, além da pesca artesanal , da caça ao caranguejo , ( eles respeitam o defeso em ambos os casos ) , existe a extração de plantas para fins medicinais , além beneficiamento do açaí .

    Vazinho, no entanto, vive tendo problemas com os fazendeiros locais porque a reserva, apesar de oficializada pelo Ibama , ainda não teve sua área delimitada. Então é aquele pega pra capar. Cada parte diz que a área lhe pertence. A coisa foi tão longe que até cercas elétricas foram colocadas em partes do mangue para evitar que os extrativistas entrem na área.

    Litoral de Belém e llha de Marajó: pesca profissional de arrasto

    Outro problema que ele enfrenta, e descreve com precisão, é a pesca profissional de arrasto, feita por barcos que vêm de Belém . Vazinho sabe exatamente qual o malefício causado pela pesca de arrasto. Ele fala da quantidade de peixes pequenos que são capturados e atirados ao mar, mortos. Além do fato que a pesca profissional nem sempre respeita a época do defeso. Segundo ele,

    o problema é que a pesca profissional paga taxas e impostos ao governo, e a artesanal não

    Daí a vista grossa das autoridades para o caso. Batemos um longo papo. E marcamos para depois de amanhã uma visita à reserva, já que amanhã é sexta feira da Paixão.

    Zeneida Lima

    Em seguida fomos conhecer Zeneida Lima, figura fantástica, que se auto intitula ” pajé- cabocla”. Dona Zeneida , aos 70 anos de idade , mostra disposição e vigor físico digno de uma adolescente .

    Mas o que mais me impressionou foi a escola que ela construiu para crianças carentes. Aquelas que são recusadas pelo sistema oficial de ensino da Ilha, encontram em sua escola um refúgio seguro. É impressionante. Lá as crianças não só estudam, mas tomam café e almoçam , aprendem conceitos de preservação ambiental, e talvez uma primeira profissão, já que aquelas que demonstram aptidão têm aulas de cerâmica, aprendem a fazer doces com as frutas típicas , etc.

    Fiquei com o queixo caído por encontrar aqui, nestas paragens, com toda a dificuldade imposta pela distância e pobreza, alguém com tamanho senso de solidariedade e cidadania.

    Depois da excursão para a escola, das andanças todas que fizemos debaixo de muito sol e calor, comecei a me sentir mal . Alguns sintomas apontavam para insolação. Felizmente já era hora de voltar para o barco. Estávamos todos exaustos.

    Meu corpo pedia repouso

    25- 03- 05- Sexta feira Santa.

    A noite passada foi um terror. Vomitei, tive desarranjo intestinal, febre e sudorese. Acho que tive  insolação. Não dormi a noite toda. Por isto , quando meus companheiros saíram para as gravações do dia , fiquei  no barco, estirado no cockpit, debaixo de um belo toldo, descansando. Meu corpo pedia repouso. Resolvi obedecer rigorosamente os sinais que recebera. A única novidade de hoje foi a chegada de um veleiro, de uns 37 pés, com bandeira da Turquia. Ele chegou de tarde trazendo um casal a bordo. Estes sim, estão muito longe de casa.

    Apresentação de Carimbó

    26- 03- 05- Sábado.

    Estava já completamente refeito. Pela manhã fomos assistir uma apresentação de Carimbó, dança e música típicas, feita pela turma da reserva extrativista presidida pelo Vazinho. Foi emocionante. Uma música alegre, contagiante, com pulsação forte, acompanhada pela dança correspondente, cheia de coreografias alegres.

    Litoral de Belém e llha de Marajó, imagem de dança do carimbó
    Litoral de Belém e llha de Marajó. O Carimbó.

    Terminada a apresentação, embarcamos no veleiro, levantamos a âncora, e saímos pela barra do rio Paracauari, deixando Soure e Salvaterra para trás.

    Litoral de Belém e llha de Marajó: vila de Cachoeira

    Queríamos chegar na pequena vila de Cachoeira,  às margens do rio Arari, cerca de 20 milhas abaixo, na direção de Belém, ainda na ilha de Marajó . Levantamos a genoa ( vela da proa), e a mezena ( pequena vela de ré ), e seguimos rapidamente ajudados pela correnteza do rio Pará . Pelo caminho cruzamos com várias canoas à vela, típicas, que levavam pescadores artesanais. Uma beleza ver a destreza desta gente em barquinhos tão simples, mas sempre eficazes. E eles também se encantavam ao ver o Mar Sem Fim. Acenavam para nós e muitas vezes mostravam enormes peixes que haviam acabado de fisgar.

    No final do dia fundeamos na foz do rio. De noite, antes do jantar, tomamos um belo banho nas águas mornas do Arari, debaixo de um céu estrelado, curtindo um silêncio quase absoluto. Este é um dos melhores momentos do dia. Depois de muito trabalho, cansados, e suados pelo calor excessivo, tomar um banho de rio olhando as estrelas. É um privilégio para poucos.

    Em seguida jantar e cama.

    De bote na frente do veleiro, com uma sonda portátil

    27- 03- 05- Domingo.

    Logo depois do café da manhã, Fernando Cerdeira, tripulante desta etapa, saiu de bote na frente do veleiro com uma sonda portátil. Ele verificava a profundidade  e mostrava o caminho certo para o Mar Sem Fim. Mas não fomos muito longe. Umas seis milhas adiante, e mesmo com a maré cheia, já não havia mais profundidade suficiente para o veleiro passar com sua quilha de 1 metro e 90 cm.

    Fundeamos ali mesmo. Uma linda mata nas margens como companhia , enquanto escutávamos ao longe o canto de vários tipos diferentes de pássaros .

    Litoral de Belém e llha de Marajó: subindo o rio de bote

    Resolvi subir o rio de bote, junto com o cinegrafista Rodrigo Cortegiano , para saber com os caboclos que moram nas margens qual a distância até Cachoeira. Estávamos com pouca gasolina, e sem dinheiro em papel moeda para comprar alguma extra. Ainda assim resolvi subir um pouco mais na expectativa de encontrar bons locais para gravações. Navegamos até vermos um pequeno braço de rio. Entramos. Uma beleza ! Nas margens uma mata impressionante, intocada, com árvores imensas, umas sobre as outras. Plantas de todos os tipos, várias tonalidades de verde, do mais claro ao mais escuro, e muitos casais de uma ave típica, a Aninga. Fotografamos e gravamos dezenas . E não resisti em ir adiante, até quase o bote ficar preso pelas margens estreitas. Então desliguei o motor e ficamos ali uns quinze minutos, curtindo os barulhos da mata. Não trocamos palavra. Apenas ficamos observando as copas das árvores enquanto ouvíamos o canto dos passarinhos, extasiados pela beleza.

    Por fim começou a chuva, tradicional nesta época do ano. Resolvemos voltar.

    Litoral de Belém e llha de Marajó: Botos cor-de-rosa

    Ao chegar ao barco nova surpresa : um grupo de botos cor-de-rosa se alimentava ao lado do veleiro. Assim permaneceram até que fomos embora algumas horas depois . Também recebemos a visita de um peixe- boi , tão raro hoje em dia . Que espetáculo !

    Restava voltar para Belém, atravessando o rio Pará quase em linha reta. Para esta etapa nossa missão estava cumprida.

    Pedido de socorro

    No caminho a nota triste foi um pedido de socorro emitido pela estação Belém-Rádio. Ela informava às embarcações sobre o afundamento do barco ” Oliveira Lima ” . Respondi na hora ao chamado, pedindo mais informações, mas nem eles sabiam em qual parte da imensa baía estava acontecendo o naufrágio. Não era em nosso horizonte. Assim, depois de ouvir pelo rádio várias embarcações querendo mais informações, seguimos nosso caminho.

    Às seis da tarde atracamos novamente no trapiche da ” Patromotoria ” , na Base Naval de Belém. Graças à Marinha do Brasil, que tem apoiado a expedição do Mar Sem Fim, nosso barco tem atracado nos portos da Marinha. Ao menos enquanto as etapas não acontecem nosso barquinho fica em lugares absolutamente seguros, ao abrigo dos ” ratos d’água ” .

    A próxima etapa vai ser dureza. Vamos navegar de Belém para São Luis, no Maranhão. Até breve.

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