❯❯ Acessar versão original

Tubarão mako, ameaçado, tem a exportação liberada

Tubarão mako, ameaçado de extinção, tem a exportação liberada no País

Nós bem que avisamos que seria uma troca de seis por meia dúzia quando da saída de Ricardo Salles do ministério do Meio Ambiente, o mais vilipendiado durante esta gestão. Não deu outra. Mesmo em janeiro houve recorde de desmatamento na Amazônia com 430 Km2 devastados, um recorde para o mês desde o início da série histórica, 2015-2016. Os dados foram divulgados em 11 de fevereiro, pelo Inpe. Agora, o ‘novo’ ministro mira suas baterias para o mar e a vida marinha, e libera a exportação do tubarão mako (Isurus oxyrhynchus), ameaçado de extinção. De acordo com a FolhaPress ‘A portaria, assinada por Jorge Seif Júnior, secretário da Pesca (parte do Ministério da Agricultura), e por integrantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Economia, estabelece cotas de 20,79 toneladas para exportação de produtos, subprodutos e partes do mako e de 415,86 toneladas para tubarões inteiros’.

tubarão mako
O Mako. Imagem, Oceana.

Conheça a espécie

O mako, também conhecido como anequim, é uma perfeição em termos de anatomia. Ela lhe permite alcançar até 74 km por hora, o que o torna um dos peixes mais rápidos do mundo.

Segundo o site da Oceana, ‘São altamente migratórios com indivíduos fazendo longas migrações todos os anos, e habitam as águas tropicais e temperadas, com populações  encontradas no Pacífico, Atlântico e Índico, e também no Mar Vermelho e no Mediterrâneo.

O mako é uma espécie oceânica que atinge grande porte, podendo chegar aos 4,5 metros, e pesar até 580 kg. As fêmeas têm um período de gestação entre 15 a 18 meses, e a reprodução acontece a cada três anos. A espécie prefere águas acima de 16°C.

Imagem, You Tube.

É um dos predadores mais perfeitos dos oceanos. O site da Oceana diz que ‘são conhecidos por comer principalmente peixes ósseos (incluindo atuns relativamente grandes) e lulas, mas também comem outros tubarões, pequenos mamíferos marinhos, tartarugas marinhas e até matéria orgânica morta. Os makos estão no topo da cadeia alimentar pelágica e os adultos não têm predadores naturais conhecidos’.

O mako também é conhecido por seus saltos espetaculares quando está caçando, ou quando fisgado por uma linha. E uma de suas funções mais importantes é justamente controlar a população excessiva das demais espécies.

PUBLICIDADE

Os inimigos do Mako

A espécie humana é o maior deles. Recorremos novamente ao site da Oceana, que explica: ‘Esses tubarões são valorizados pela alta qualidade de suas barbatanas e carne. Pescadores que usam artes de pesca de espinhel para pescar espadarte, atum albacora, e outros atuns, capturam regularmente tubarões mako e os mantêm para vender comercialmente’.

E  conclui: ‘Outras pescarias usam artes de pesca com espinhel ou rede de emalhar para atingir especificamente esses tubarões. A combinação dessas práticas está diminuindo as populações de makos em todo o mundo, e os cientistas agora acreditam que eles são vulneráveis ​​à extinção. Sem maiores esforços de conservação e manejo, as populações desta espécie continuarão a diminuir, talvez em um grau perigoso’.

Tubarão mako, ameaçado de extinção, tem a exportação liberada

Em 2021, segundo o site umsoplaneta, ‘as nações pesqueiras do Atlântico Norte se comprometeram a proibir a captura do mako, o tubarão mais rápido do mundo, na tentativa de salvar a espécie ameaçada de extinção. Os conservacionistas, que há anos buscam proteger melhor a espécie, dizem que a proibição foi um “avanço crítico” e que foi necessário um esforço para garantir um acordo entre as nações pesqueiras, liderado pelo Reino Unido, Canadá e Senegal’.

O mako está na lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

Empresa do secretário de Pesca tem multas por desrespeitar leis da pesca…

Pois foi esta a espécie liberada por portaria assinada pelo secretário da Pesca, Jorge Seif Júnior, cuja família é dona de empresa de pesca em Itajaí, uma das mais multadas.

O Estado de S. Paulo, “Informações obtidas pelo Estado revelam que foram emitidas duas multas e uma notificação contra Sara Kischener Seif, madrasta do secretário da Pesca. Uma multa de R$ 40 mil foi aplicada após os agentes do Ibama encontrarem 250 quilos de iscas vivas de peixes (sardinhas), espécie que está em época de defeso.”

A  empresa do pai do secretário, Jorge Seif, chama-se JM Seif Transportes. Em 2014 ela foi multada em R$ 300 mil reais por transportar o cherne-poveiro que não podia ser pescado e que desde 2004 estava na lista dos ameaçados em razão da diminuição dos cardumes em 90%.

Não por outro motivo, temos dito que a pesca no Brasil é uma esculhambação total. Sequer temos estatísticas de pesca. E isso acontece desde o governo Dilma Roussef!

Acontece que o Brasil atual é o Brasil do contra. Mesmo com o ICMBio apontando a vulnerabilidade da espécie, o secretário Jorge Seif Júnior, amparado pelo ‘ministro’ do Meio Ambiente, apronta mais esta. Com isto, o Brasil passa oficialmente a exportar tubarões ameaçados de extinção para que asiáticos possam se deliciar com sopas de barbatanas de tubarões, contribuindo para o massacre de algo em torno de 70 a 100 milhões de animais por ano!

PUBLICIDADE

Segundo a Folha de S. Paulo, ‘Avaliações de risco feitas pelo ICMBio já apontam a vulnerabilidade da espécie, com manejo inadequado, pesca sem restrições e alto valor da carne, pontos que, segundo o órgão, levam à exigência de medidas de precaução. A autarquia já recomendou a inclusão do mako na próxima lista de animais ameaçados do Brasil’.

A Folha diz ainda que ‘Estudo feito no Brasil e publicado na Plos One, em 2016, aponta que a maior parte dos animais capturados por barcos na costa brasileira são juvenis, ou seja, ainda não atingiram a maturidade sexual e, consequentemente, não conseguiram se reproduzir’.

Felizmente as eleições vêm aí. Pense bem antes de escolher seu candidato.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a espécie

Imagem de abertura: Oceana.

Fontes: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/02/governo-libera-exportacao-de-tubarao-ameacado-de-extincao.shtml; https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021/11/25/mako-o-tubarao-mais-rapido-do-mundo-nao-podera-mais-ser-capturado.ghtml; https://oceana.org/marine-life/shortfin-mako-shark/.

Áreas costeiras conservadas, restam só 15%

Sair da versão mobile