A física da Vela, entenda como funciona

0
7287
views

 A física da Vela, entenda como funciona

O norte da Califórnia tem uma história de 500 anos de história da vela. Mas apesar desta herança rica, os cientistas e os desenhistas do barco continuam a aprender mais cada dia sobre o que faz um movimento do barco de vela. Ao contrário do que você poderia esperar, a física da vela ainda apresenta alguns mistérios para os marinheiros modernos.

a física da vela, desenho de veleiro contra o vento.
A física da vela: aprenda como funciona

A física da vela entenda:

A vela dá exemplos da física: leis de Newton, subtração vetorial, princípio de Arquimedes e outros. Esta página de suporte do Physclips pergunta:

Como um barco pode navegar no contra-vento?

Como os barcos podem navegar mais rápido do que o vento?

Introduzimos a física da vela para responder a estas e algumas outras perguntas. Mas primeiro:

A física da vela: a favor do vento

O site newt.phys.unsw.edu.au   explica: “navegar a favor do vento (paralelo ao vento, como o barco à esquerda) é fácil de entender: o vento sopra nas velas e empurra o barco contra elas. O vento é mais rápido do que o barco para que o ar seja desacelerado pelas velas. As velas empurram para trás contra o vento, assim o vento empurra para a frente sobre as velas. Mas para um barco com velas normais, a captura é que, a favor do vento, você só pode navegar mais devagar do que o vento, mesmo com uma vela balão. Que é confortável, mas não a vela mais interessante.

PUBLICIDADE

A física da vela: navegando contra o vento

Aqui a coisa já é mais complicada…o site explica: “vela diretamente contra o vento (exatamente anti-paralelo ao vento, como o barco à direita) também é fácil de entender: é impossível (impossível com velas convencionais: um barco com uma turbina eólica impulsionando um propulsor poderia ir diretamente para o vento). Você só sente as velas batendo. Isso também não é interessante. Mas os barcos podem navegar em ângulo de 40 ° ao vento e, por linhas alternadas em ambos os lados da direção do vento. Nesta situação eles podem ir onde quiserem. 

Entendeu?

No papel é mais difícil. Vejamos o vídeo:

The Physics of Sailing | KQED QUEST

Velejando no Shamrock V uma velejada clássica.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here