Tartarugas marinhas e plástico, indigestão mortal

0
4587
views

Tartarugas marinhas e plástico, indigestão mortal

As tartarugas-verdes estão ingerindo cada vez mais detritos humanos, incluindo o plástico. Essa é a conclusão de um estudo australiano publicado no periódico “Conservation Biology”.

Tartarugas marinhas e plástico, imagem de tartaruga marinha em laboratório
Foto da Universidade de Queensland mostra uma tartaruga-verde da qual biólogos retiraram grande quantidade de detritos. (Foto: AFP Photo/University of Queensland/Kathy Townsend)

Tartarugas- verdes em perigo

A pesquisa revisou toda a literatura científica sobre a ingestão de lixo humano  por tartarugas marinhas desde 1985. A análise mostrou que há registro da ingestão de detritos em seis, das sete espécies marinhas do mundo. Todas estão listadas como espécies vulneráveis ou em perigo. Qamar Schuyler, da Universidade de Queensland, que liderou o estudo disse:

Descobrimos que, para as tartarugas verdes marinhas, a probabilidade de ingestão de detritos quase dobrou nos últimos 25 anos

Tartarugas marinhas e plástico, imagem de Tartarugas marinhas
Tartarugas marinhas e plástico

Tartarugas marinhas e plástico: desnutrição e morte

Produtos plásticos ingeridos por tartarugas e outros animais marinhos podem ser letais, matando os animais ao bloquear o estômago, levando-os à desnutrição, ou ao perfurar o intestino.

Shuyler afirma que o plástico ingerido também pode liberar toxinas nos animais.

O animal pode não morrer imediatamente, mas isso pode impactar coisas como seu ciclo reprodutivo. Isso tem consequências em longo prazo.

PUBLICIDADE

37 estudos publicados

A pesquisa analisou 37 estudos publicados de 1985 a 2012 que reportaram informações coletadas desde 1900 até 2011. Resultados mostram que tartarugas marinhas em quase todas as regiões ingerem detritos, mais frequentemente, o plástico. O estudo diz que,

Nossos resultados mostram claramente que a ingestão de detritos por tartarugas marinhas é um fenômeno global de magnitude crescente

Hábitos alimentares

“Apesar das suas preferências alimentares manifestadas a partir da idade juvenil, oportunidades não são desperdiçadas. As tartarugas marinhas podem também alimentar-se de animais mortos (saprofíticos), ovos de peixes e lixo humano, facto que pode levar-las à morte.

Fonte: tartarugasmarinhas.com

Saiba mais sobre o plástico nos oceanos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here