Tartaruga-verde ameaçada de extinção ganha nadadeiras artificiais

0
941
views

Tartaruga-verde ameaçada de extinção ganha nadadeiras artificiais. Ela sofreu graves lesões provocadas por uma rede de pesca

O futuro desta jovem tartaruga-verde parecia sombrio quando foi encontrada por israelenses do Israel Sea Turtle Rescue and Rehabilitation Center*, no Mar Mediterrâneo. Além de pertencer a uma espécie ameaçada de extinção, ela ficou presa a uma rede de pesca e se machucou profundamente: as duas patas foram decepadas. A equipe de resgate não teve escolha senão amputá-las. Isso deixou a tartaruga incapaz de nadar e de posicionar a cabeça acima d’água para respirar.

tartaruga-verde com nadadeiras artificiais

A solução para o drama da tartaruga- verde

A solução para o drama da tartaruga macho de 40 kg, apelidada de Hofesh (“liberdade”, em hebreu), foi encontrada pelo estudante de design industrial Shlomi Gez, de 30 anos. Inspirado pelo avião F-22 Raptor (viva a biomimética!), o israelense desenvolveu nadadeiras proféticas. Foram feitas com polipropileno – plástico resistente, flexível e resistente à água –, que ficam presas ao casco da tartaruga com tiras.

Mesmo com a ajuda dessa engenhoca, Hofesh ainda não pode ser solta no mar – ao contrário do que sugere seu nome. Isso porque, caso suas novas barbatanas se soltem, ela pode se afogar.

Ainda existe a chance de um final feliz

Ela foi selecionada para um programa de acasalamento de espécies ameaçadas. Seu par é a tartaruga-verde fêmea Tsurit, que perdeu a visão depois de se ferir em um barco de pesca.

Como tartarugas-verdes só atingem maturidade sexual por volta dos 30 anos – elas chegam a viver até 80! –, o casal, que está na faixa dos 20 anos, ainda tem um bom tempo para se conhecer.

A esperança dos pesquisadores do centro de reabilitação de tartarugas – fundado há 15 anos e responsável pelo resgate de mais de 500 tartarugas marinhas – é que os filhotes dos dois possam ser devolvidos ao mar.

*Israel Sea Turtle Rescue and Rehabilitation Center

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here