Surfando com barco a remo
Surfando com barco a remo: vídeo espetacular, antigo, mostrando grandes barcos a remo surfando enormes ondas. Ah, como eu gostaria de fazer isso. Que brincadeira fora de série!
Esta pérola estava no VIMEO, na seção Encyclopedia of Surfin Vídeos. Felizmente algum iluminado filmou para que o feito fosse guardado para a posteridade. Valeu a pena!
Onde e quando foi filmado?
Foi na praia de Bondi Beach, Austrália, em 1938.
Timoneiro dá show!
Que inveja do timoneiro. Ele é mara! Surfa de pé uma enorme onda, e controla o barco fazendo do remo o leme. Incrível como ele consegue!
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemConheça o Estreito de Malaca, um dos mais movimentados do planetaChuva provoca caos em Balneário Camboriú, SCUma ‘nova era’ nas entrelinhas dos incêndios na CalifórniaLembrança curiosa
O vídeo mostra dois barcos nas ondas. A tripulação de um deles, antes de pegar uma onda estourada, joga-se no mar não acreditando que conseguiriam furar a arrebentação. Nestas ocasiões, quase sempre o barco capota. Acontece que esse não capotou. Furou a onda com a tripulação, provavelmente boquiaberta, assistindo na água o feito inusitado. Me fez lembrar a história de Lord Jim, do escritor, e apaixonado pelo mar, Joseph Conrad.
PUBLICIDADE
Livro vira filme
De tão bom, o livro virou filme em 1965, estrelado por Peter O’ Toole. Ele faz o papel do primeiro oficial que, covardemente, abandona o navio durante um furacão, largando a tripulação à própria sorte. Dias depois, no bote salva-vidas, o oficial acorda de uma noite mal dormida e vê, ao largo, o navio que não afundou.
A partir deste ponto começa a saga de Lord Jim para provar que não era um covarde. Se você não assistiu, veja, é uma fábula marcante com uma atuação excelente de Peter O’Toole.
Leia também
Primeira regata de volta ao mundo retrata a tragédia do ser humanoTravessia do Estreito de Bering em bote com motor de popa, você acredita?Veleiro da família Schurmann sofre sério revés durante tempestadeOs esportes e a vela
O que começou como propulsão para barcos, milhares de anos atrás, acabou se transformando em esporte depois que a tecnologia chegou aos navios, barcos, e outros artefatos.
Assista ao espetacular vídeo: clique em “Assistir no Vimeo”. Vale cada segundo!