Queimada Grande e as Jararacas ilhoas

0
4317
views

Queimada Grande e as Jararacas ilhoas

No próximo domingo, 12 de outubro, vai ao ar pela TV Cultura o episódio da série Mar Sem Fim que mostra a ilha Queimada Grande e as jararacas ilhoas, seu maior tesouro.

Queimada Grande e Jararacas Ilhoas
A cobra é pequena mas é fera!

A ilha da Queimada Grande

Esta ilha fica a poucos quilômetros do litoral do Itanhaém. No passado era ligada ao continente. Com a última glaciação ficou isolada assim como os animais que nela haviam, como as cobras Jararacas. Em razão do isolamento, e das novas condições, estes animais acabaram desenvolvendo características especiais ou seja, como diz a teoria de Darwin, se adaptaram ao novo ambiente. Entre outras novidades as Jararacas  Ilhoas passaram a subir em árvores e moitas a fim de conseguirem maior proximidade com suas presas, pequenas aves; desenvolveram um veneno bem mais potente que suas parentes do continente cujo objetivo é não permitir que seu “alimento” voe para longe; e adquiriram uma coloração diferente para, mais uma vez, se camuflarem melhor.

Unidade de Conservação federal Arie Ilhas da Queimada Grande e Queimada Pequena

A ilha é uma das 62 UCs federais da zona costeira. Nossa visita aconteceu no mês passado. Estávamos acompanhados pelo chefe da Unidade de Conservação, analistas ambientais do ICMBio, e um professor especializado em ofídios. Venci o medo, me embrenhei na mata e conseguimos flagrar várias cobras. Uma delas passou a centímetros de meu pé…

As cobras

Neste vídeo de vez em quando eu me refiro às cobras como Jararaca Ulhoa. Talvez por nervosismo, não sei, o fato é que o nome delas é”Jararaca Ilhoa”.

Assista um trailer do programa que vai ao ar neste domingo.

No próximo vídeo o professor Ulysses explica as características do animal que encontramos:

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here