Pesca com bombas no Brasil, em especial, na Bahia, Alagoas, e Amazônia
Pesca com bombas no Brasil. A matéria do jornal Tribuna da Bahia (27/04/2015) começa assim: ‘A península de Itapagipe, um dos cenários mais bonitos da Baía de Todos os Santos, também é palco de um crime ambiental que não afeta apenas os mares, mas também os moradores da região: a pesca com bombas’ (post publicado originalmente em 2016, atualizado em dezembro de 2021).
Além da matança de peixes e da fauna aquática, as explosões deixam muitas casas próximas à orla com rachaduras. A estupidez também acelera o declínio da vida marinha, da qual dependem os seus ‘dinamitadores’.
Como justificar tamanho despautério em pleno século 21? Responda quem puder.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemParque eólico, ‘síndrome das turbinas’, e pesadelo no litoralJovem brasileira e Marina Silva em rara troca de cartasImportância de descobertas sobre sexo entre tubarõesDepoimentos dos moradores sobre a pesca com bombas no Brasil
Segundo os moradores, as bombas não são de fabricação caseira, mas explosivos como bananas e espoletas de dinamite,
as bombas são soltas a qualquer hora do dia, principalmente de manhã e até mesmo à tarde. Os bombistas soltam o artefato e depois mergulham para pegar o peixe. A explosão acaba destruindo todos os arrecifes da beira-mar, mata espécies menores e acaba descontrolando e devastando toda a fauna marinha.
PUBLICIDADE
Falta fiscalização, uma constante no litoral
A principal queixa, como sempre, é a falta de fiscalização por parte das autoridades competentes. Dois moradores contaram ao jornal que,
os barcos de fiscalização quase não passam por aqui. Hoje você até está vendo um navio da Marinha, mas é muito raro. A polícia também, quando vem, passa muito rápido e logo vai embora. Assim, os bombistas aproveitam e fazem a festa
Problema recorrente
A falta de fiscalização é um problema recorrente no litoral brasileiro, até mesmo nas “unidades de conservação federais marinhas“.
E, como muitos outros absurdos da costa brasileira, estes casos jamais foram denunciados pelos ‘ambientalistas de plantão‘.
Não se espante, eles (os ambientalistas de plantão nas redes sociais) são assim mesmo. O maior problema gerador de poluição nos rios, no meio ambiente terrestre e marinho, é a falta de saneamento básico deste Brasil desigual.
Quando finalmente conseguiram mudar o marco regulatório, que prevê a entrada da iniciativa privada na área, nenhum ambientalista se manifestou (não podemos afirmar que todos se omitiram, mas não vimos nenhum dos ‘mais badalados’ se manifestar).
Grande parte dos ‘ambientalistas’ são assim mesmo: pusilânimes, e comprometidos com seus patrocinadores…
Enquanto isso, a orla baiana parece ‘ter se especializado’ na falta de segurança, seja para práticas como a pesca com bombas, seja no assalto a barcos privados.
PUBLICIDADE
O Mar Sem Fim esteve pela Baía de Todos os Santos em 2015, sofremos ameaças de assaltantes e comprovamos que realmente a região é terra de ninguém.
Pesca com bombas em Itaparica
Matéria do g1, de 2019, informa que ‘moradores de Itaparica denunciam que pescadores têm usado bombas para capturar peixes na região’.
Mais adiante, diz o texto: ‘Em nota, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que está investigando o caso em conjunto com a Companhia de Polícia e Proteção Ambiental, e a Secretaria de Meio Ambiente do município de Itaparica’.
Puro blábláblá. Infelizmente, a pesca no Brasil é uma esculhambação total.
Pesca com bombas no mar da Gamboa, Baía de Todos os Santos
O site Correio 24 horas informou em 2018: ‘O mar da Gamboa, por trás do Corredor da Vitória, foi agitado na manhã desta segunda-feira por uma atividade criminosa… dois homens chegaram em um barco e pararam em uma região de água cristalina. Retiraram cuidadosamente alguns objetos que colocaram sobre o barco. Em seguida, acenderam um deles e jogaram no mar’.
‘A explosão fez vários peixes boiarem, mortos. Outros ficaram presos no fundo do mar ou entre o que sobrou de algumas pedras. A onda de som foi sentida por moradores da Vitória’.
O Correio 24 Horas ainda publica um mapa mostrando onde acontece o descalabro que só as autoridades não veem.
PUBLICIDADE
Pesca com bombas na praia da Ribeira
O site Bnews, em 2021, estampou em manchete: ‘Pesca com bombas é flagrada por pescador na praia da Ribeira’.
E, no corpo do texto: ‘Um pescador foi flagrado usando bombas para capturar peixes na praia da Ribeira, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (23). Um vídeo enviado à reportagem mostra a prática, que é crime ambiental’.
Pescador é flagrado usando bombas para pescar na praia da Ribeira pic.twitter.com/nhexSJRBMT
— bnewsvideos (@bnewsvideos) April 23, 2021
Mas, como sempre, as autoridades não sabem nada, não viram nada, etc, etc e tal. Então, o que você acha, a pesca no Brasil é, ou não é, uma esculhambação que só as autoridades não veem?
PUBLICIDADE
Denuncie a pesca com bombas no Brasil: ajude a parar o descalabro
Denuncie a pesca com bombas na região de Salvador. A Polícia Civil baiana disponibilizou dois números: (71) 3235-0000 e 3116-9151.
Apesar de ser uma prática centenária na Bahia, a coleta de peixes com o uso de explosivos é uma atividade ilegal, prevista na Lei 9.605/98 (capítulo V, artigo 35, inciso II), que dispõe sobre crimes ambientais.
E não pense que só acontece no Brasil. A pesca com bombas é uma realidade no mundo.
Assista ao vídeo que mostra a pesca com bombas na Baía de Todos os Santos
Pesca com bombas no Brasil não é exclusiva da Bahia
Ela também acontece em vários outros Estados brasileiros, entre eles, Alagoas. E também na região Norte, na Amazônia.
Fontes: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/11/21/video-grupo-e-flagrado-usando-bomba-para-pescar-na-ilha-de-itaparica-na-bahia.ghtml; https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pesca-com-bomba-e-flagrada-por-moradores-da-vitoria-no-mar-na-gamboa/; https://www.bnews.com.br/noticias/salvador/304871-pesca-com-bombas-e-flagrada-por-pescador-na-praia-da-ribeira-veja-video.html.
Conheça os países onde mais se pratica a desastrosa pesca com bombas.