Peixes que brilham: nova descoberta

0
1384
views

Peixes que brilham são descobertos por acaso

Sem querer, pesquisadores do Museu Americano de História Natural se deparam com uma enguia verde brilhante. O curioso animal ganhou um estudo exclusivo, que rendeu uma expedição. O resultado você vê aqui: peixes que brilham.

peixes que brilham, imagem de uma enguia brilhante

Biodiversidade marinha surpreendente

A biodiversidade marinha nos surpreende mais a cada dia, não é mesmo? Quando achamos que já conhecemos o bastante, 180 espécies de peixes aparecem para nos encantar ainda mais.

Museu Americano de História Natural

Em 2011, cientistas do Museu Americano de História Natural perceberam, por acaso, uma enguia verde brilhante nas fotos de uma expedição no fundo do mar das Ilhas Cayman, território britânico no sul do Caribe.

180 novas espécies que brilham

Curiosos, logo organizaram grupos de estudo para mergulhar e entender do que se tratava. Resultado? Não apenas uma enguia, mas mais de 180 novas espécies, que brilham em tons de verde, laranja e vermelho, foram descobertas. “No início, achamos que era uma brincadeira do fotógrafo, que ele tinha usado Photoshop nas imagens”, conta John Sparks, do Museu Americano de História Natural.

PUBLICIDADE

Como funciona a biofluorescência

Mas o que faz, de fato, os peixes brilharem? A biofluorescência funciona da seguinte maneira: o organismo absorve luz e a reflete com uma cor diferente. Corais, águas-vivas, e outros animais com a propriedade são conhecidos desde a década de 1960. Mas este é o primeiro registro de peixes. “Levamos mais de dois anos para desenvolver diferentes equipamentos necessários para estudar os peixes biofluorescentes”, conta Sparks.

Peixes que brilham: 16 ordens, 51 famílias e 105 gêneros

O Plos One*, publicação online que divulga novidades científicas, disponibilizou documento que revela detalhes da pesquisa. Os peixes já foram organizados em 16 ordens, 51 famílias e 105 gêneros.

Veja o vídeo realizado pelo Museu Americano de História Natural, com imagens belíssimas e impressionantes dos peixes descobertos:

Redação Planeta Sustentável. Colaborou Jéssica Miwa.

Salvando pinguins, ambientalistas arrecadam minissuéteres

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here