Marés: entenda como acontecem
As marés são variações no nível do mar provocadas principalmente pela atração gravitacional da Lua e, em menor grau, do Sol. A influência solar pesa menos porque o Sol está muito mais distante da Terra, apesar de sua massa muito maior.
Mecânica newtoniana
Na mecânica newtoniana, o campo gravitacional é um campo vetorial que representa a força de atração que um corpo com massa exerce sobre outro. Ou seja: todo corpo com massa puxa outros corpos em sua direção.
Como isso se aplica às marés?
A lei da gravitação universal diz que a força sentida por um corpo é proporcional à sua massa gravitacional. Assim, o campo gravitacional funciona como o fator de proporcionalidade que permite calcular a força que age sobre qualquer massa em particular. No caso da Terra, a massa dos oceanos sente essa força, que se manifesta nas marés.
Marés: o diferencial que provoca a variação do nível do mar
As massas de água mais próximas da Lua sofrem uma atração gravitacional mais forte do que as que ficam do lado oposto da Terra. Esse diferencial de forças gera as alterações na altura das águas e provoca o movimento das marés ao redor do planeta.
Mais lidos
Pau-brasil ganha normas internacionais mais fortesTeste de mineração em alto mar reduz vida marinha em 1/4Sururina-da-serra, nova espécie descoberta será mais um Dodô?A ilustração do Instituto Hidrográfico da Marinha de Portugal ajuda a entender:
Rotação da Terra também influi nas marés
Além da Lua e do Sol, a rotação da Terra sobre seu eixo também influencia as marés. Enquanto uma metade do planeta fica voltada para a Lua e sofre maior atração das águas, formando a maré alta, o lado oposto registra a maré baixa. É como se a Lua puxasse as águas da metade para a qual está voltada naquele momento.
PUBLICIDADE
Marés de sizígia
A amplitude das marés varia diariamente conforme a posição da Lua e do Sol. Quando os dois astros se alinham em relação à Terra, durante a Lua Cheia e a Lua Nova, as marés atingem sua maior força. Nesses momentos, ocorrem as chamadas marés de sizígia, capazes até de desencalhar imensos navios, como já aconteceu no canal de Suez.
Energia de marés
As marés também servem como fonte de geração de energia elétrica. Um dos métodos mais usados funciona assim: engenheiros constroem grandes tanques que se enchem com a água do mar durante a maré alta. Quando a maré baixa e a água escoa de volta, ela faz girar turbinas instaladas no tanque e produz eletricidade.
Leia também
MP breca ação da Prefeitura de Florianópolis em áreas protegidasIlhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraA maior maré do mundo: 17 metros!
A Baía de Fundy, na costa atlântica da América do Norte, entre as províncias canadenses de Nova Brunswick e Nova Escócia, registra a maior variação de maré do planeta. Ali, a diferença já chegou a impressionantes 17 metros.
No Brasil, as maiores marés ocorrem no Maranhão e alcançam até 8 metros. A maior de todas aparece na ilha de Maracá, no Amapá. No Igarapé do Inferno, a maré chega a quase 9 metros de amplitude.
Veja como fica o pequeno porto na maré alta
E agora na maré baixa
Assista ao vídeo e saiba mais