❯❯ Acessar versão original

Ilhas artificiais no Mar do Sul da China

Ilhas artificiais no Mar do Sul da China causam apreensão

Estendendo-se ao sul da China e rodeado pelas Filipinas, Vietnã, Brunei e Malásia, há um corpo de água de 1,35 milhão de quilômetros quadrados, o Mar do Sul da China.  Neste local as ilhas têm experimentado um frenesi de atividade nos últimos anos. A China construiu uma série de Ilhas artificiais em toda a área. 
Elas são uma vitrine da engenharia chinesa. Mas essa demonstração de força provocou fortes reações dos vizinhos. Particularmente as Filipinas, que instaurou uma ação contra a China perante a Corte Permanente de Arbitragem em Haia
Em 12 de julho de 2016, o tribunal internacional decidiu contra a China.  A superpotência se recusou a reconhecer a decisão ou mesmo a jurisdição do tribunal. A matéria é do digitaltrends.
mapa do mar do sul da china local de construção de ilhas artificiais
Mar do Sul da China.

Ilhas artificiais e sua construção

O processo é extremamente simples, embora a tecnologia envolvida seja imponente. O primeiro requisito é uma base para construir. Ilhas formadas naturalmente não flutuam; em vez disso, uma ilha é simplesmente a parte superior e visível de uma massa terrestre que está submersa. Para erguer suas ilhas artificiais, a China constrói sobre ilhas já existentes, rochas e até mesmo recifes de corais.

Construir uma ilha que possa suportar pistas de pouso e outras instalações militares requer muita areia. Para recolhê-la, a China usa uma frota de dragas. Estes são navios projetados para recolher e transportar materiais do fundo do mar (Saiba mais sobre a mineração de areia).

Mas isso não é problema para a grande nação que também domina a economia dos oceanos.

Como funcionam as dragas

Estas dragas usam tubos grandes com acessórios de corte no final para triturar o material no fundo do mar e sugá-lo. A partir daí, o material é transportado por canos ou mangueiras e despejado em cima de recifes, rochas e outras formações existentes.

Ilhas artificiais. As super-dragas chinesas em ação.

Uma vez que as ilhas são grandes e estáveis ​​o suficiente, a China pode depositar cimento e construir estruturas. A extensão das mudanças pode ser impressionante. Por exemplo, abaixo está o Fiery Cross Reef em 2006.

Ilhas artificiais.

E agora o Fiery Cross Reef depois de transformada em ilha, em 2015.

PUBLICIDADE

Ilhas artificiais.

A geopolítica dos oceanos

Este site já escreveu sobre o assunto. Lembramos a importância da posse das ilhas do Atlântico Sul, por exemplo. No Mar da China acontece o mesmo. Os esforços de construção de ilhas exigem pesado investimento  em engenharia e infra-estrutura.

Por que o país está enfrentando esses problemas? Talvez a principal motivação seja reforçar a reivindicação da China sobre a região. As Ilhas Spratly e outras  não têm populações indígenas. Como tal, são reivindicados por várias nações vizinhas. Vietnã, Filipinas, Malásia e China reivindicam partes do Mar do Sul da China.

Recifes e ilhotas em instalações militares

Ao transformar recifes e ilhotas em instalações militares, a China está ampliando suas capacidades militares no Mar do Sul. Pistas de pouso, matrizes de radar e todos esses prédios dão ao país a capacidade de projetar força em toda a região.

Para piorar, a China acaba de comissionar o seu segundo porta-aviões, o Shandong, o primeiro feito integralmente em estaleiro próprio.

Sair da versão mobile