Fotos inéditas do Titanic, você deve conhecer

6
2572
views

Fotos inéditas do Titanic: mais de 70 anos depois do trágico acidente. A novidade é que o naufrágio pode ser ‘reciclado’ por bactérias, e desaparecer em 14 anos!

Fotos inéditas do Titanic: Atualizado em junho, 2017

Fotos inéditas do Titanic: depois de muitos pesquisadores e explorados tentarem encontrá-lo, apenas um deles conseguiu o glorioso feito: Robert Ballard. Ele encontrou o local onde repousa Titanic. Agora você pode ver fotos inéditas do navio. E veja logo antes que ele desapareça.

Ballard propôs a utilização de uma transmissão ao vivo, a partir de 3.800 metros abaixo da superfície, para apresentar o naufrágio. O explorador usou um pequeno robô com uma câmera para acessar os locais mais difíceis.

Financiamento da marinha para encontrar o Titanic

Ele obteve o financiamento da Marinha dos USA para o projeto que originalmente pretendia  encontrar dois submarinos nucleares perdidos durante a Guerra Fria.

Missão secreta da Marinha Britânica ajuda a descobrir Titanic

A BBC diz que “o que não se sabia na época era que a descoberta só aconteceu por causa do envolvimento de Ballard em uma missão secreta da Marinha britânica para localizar os restos de dois submarinos nucleares americanos que afundaram durante a Guerra Fria. O Titanic  foi encontrado entre os dois submarinos”.

A caldeira do Titanic

O explorador usou uma técnica que acredita que as correntes oceânicas trazem pequenos pedaços de restos de naufrágios, deixando uma espécie de trilha. Após vários dias usando este método encontraram uma das caldeiras do Titanic. Foi então que  a equipe de Ballard, controlando o robô, conseguiram várias fotos inéditas.

Fotos inéditas do Titanic, imagem da proa do Titanic naufragado
Fotos inéditas do Titanic
Fotos inéditas do Titanic, imagem da hélice do Titanic naufragado
Fotos inéditas do Titanic
Fotos inéditas do Titanic, imagem do convés do Titanic naufragado
Fotos inéditas do Titanic

Fotos inéditas do Titanic, imagem da proa do Titanic naufragado Fotos inéditas do Titanic, imagem da proa do Titanic naufragado Fotos inéditas do Titanic, imagem de restos do Titanic naufragado Fotos inéditas do Titanic, imagem do interior do Titanic naufragado Fotos inéditas do Titanic, imagem do convés do Titanic naufragado Fotos inéditas do Titanic, imagem de restos do Titanic naufragado

Fotos antigas mostram a partida…

Momentos felizes envolvendo o transatlântico são apresentados ao mundo. Fotos inéditas mostram Titanic antes da tragédia de 1912.

Fotos inéditas do Titanic, imagem do Titanic sendo rebocado do estaleiro
Titanic sendo rebocado do estaleiro

Primeira exposição de fotos do Titanic

Pela primeira vez na história, uma exposição de fotos apresenta imagens inéditas da cerimônia de lançamento ao mar do lendário Titanic.

O transatlântico entrou para história por ter afundado em sua viagem inaugural, em 1912. O navio foi construído nos estaleiros Harland and Wolff, de Belfast, na Irlanda do Norte, entre 1909 e 1912.

Tragédia  do Titanic

A tragédia aconteceu depois que Titanic bateu em um iceberg durante a travessia entre Southampton, na Grã-Bretanha, e Nova York. Mais de 1.500  passageiros morreram.

Fotos inéditas do Titanic, imagem de multidão aguarda partida do transatlântico
Multidão aguarda partida do transatlântico

O material inclui fotos do presidente do estaleiro, Lord Pirrie, inspecionando o navio.

Fotos inéditas do Titanic, imagem do Titanic passando pela última inspeção
Fotos inéditas do Titanic. Titanic passando pela última inspeção

O dono das fotos é Steve Raffield que comprou o álbum há dois anos. O colecionador diz estar “orgulhoso” de mostrar essas imagens ao mundo.

Fotos inéditas do Titanic, imagem do Titanic lançando fumaça no céu de Belfast
Titanic lançando fumaça no céu de Belfast

Atualização: Titanic pode desaparecer em breve!

A BBC diz que o Titanic pode desaparecer em breve em razão de estar sendo comido por bactérias. Segundo a BBC “na época da descoberta, o navio estava impressionantemente preservado. Por estar a 3.800 km abaixo da superfície, submetido a pouca luz e pressão intensa, se tornou inabitável para a maioria dos tipos de vida o que atrasou a corrosão”.

Prazo de validade de 14 anos

“Depois de 30 anos, porém, o casco está enferrujando por causa de bactérias que corroem metal. Pesquisadores agora dão um prazo de validade de 14 anos até que o navio desapareça para sempre”.

Bactéria Halomonas titanicae

” Em 2010 um grupo de cientistas da Universidade de Dalhousie em Halifax (Canadá), liderados por Henrietta Mann, decidiu identificar que tipo de vida havia ali. Eles isolaram uma das  bactéria e descobriram uma novidade para a ciência. Mann e seus colegas batizaram a bactéria de Halomonas titanicae em homenagem ao navio. A bactéria consegue sobreviver em condições completamente inabitáveis para a maioria das formas de vida na Terra: água completamente escura e com uma forte pressão”.

Titanic reciclado

A matéria da BBC finaliza informando que ” eventualmente, todos os navios – incluindo o Titanic no Atlântico – serão completamente devorados, seja por bactérias que se alimentam de metal, ou corrosão da água do mar. O ferro da embarcação de 47 mil toneladas acabará no oceano. Em algum momento, parte dele será incorporado aos corpos de animais e plantas marinhas. O Titanic então terá sido reciclado”.

Conheça um naufrágio do sec 13 quando o navio encontrado estava em perfeito estado.

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É IMPRESSIONANTE DESPOIS DE TANTOS ANOS AINDA GUARDAR NO FUNDO DO MAR ESSA HISTÓRIA DE HORROR E TRISTEZA COM OS QUE ESTAVAM A BORDO, O QUE IMPRESSIONA QUE MESMO SENDO TRISTE É UMA HISTÓRIA FASCINANTE E ALGUM DIA AINDA QUERIA VER O TITANIC SENDO TIRADO DO MAR, ACHO IMPOSSÍVEL ATÉ POR RESPEITO AS PESSOAS QUE MORRERAM , MAIS COMO SOU FÃ DO TRABALHO REALIZADO E MOSTRADO A TODOS SONHAR NÃO CUSTA NADA. PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here