❯❯ Acessar versão original

Filhote de peixe-boi, uma espécie ameaçada

Filhote de peixe-boi, uma espécie ameaçada

Filhote de peixe-boi seria vendido por pescador quando foi resgatado. Mesmo sabendo desta situação, os nem todos os caboclos da amazônia os respeitam. Um filhote de peixe-boi foi resgatado  por equipes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O animal foi encontrado na comunidade Pesqueiro, no município de Manacapuru, distante em 1.793 km de Manaus.

peixeiboiresgatado

De acordo com o Ipaam, um pescador teria oferecido o animal para um comerciante que, de imediato, informou que se tratava de crime ambiental. O pescador fugiu e deixou o peixe-boi. Em seguida, o comerciante acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manacapuru que entrou em contato com o Ipaam. Infelizmente, onde existem, como na Flórida, por exemplo, eles estão ameaçados. E nos Estados Unidos existem  ONGs  apenas para tentar  mantê-los  vivos.

O animal é uma fêmea de aproximadamente 2 meses. A equipe do Ipaam encaminhou o filhote para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde receberá todos os cuidados necessários.

Filhote de peixe-boi morre com fios de seda no estômago.

O animal foi encontrado por pescadores em estado de decomposição.

Filhote de peixe-boi marinho foi achado em Barra Grande no Piauí (Foto: Biomade)

Em 2014, pescadores encontraram um filhote de peixe-boi marinho morto na praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. Técnicos do projeto Biomade e Manati/Aquasis foram acionados e revelaram que no estômago do filhote havia fios de seda, material utilizado para confeccionar cordas de embarcações. O animal que tinha 1,89 metro de comprimento e era do sexo feminino foi resgatado já em alto estado de decomposição.

PUBLICIDADE

Filhote é do sexo feminino e possui 1.89 metros
(Foto: Projeto Biomade patrocínio Petrobras)

De acordo com Edlanye Mendes, coordenadora de campo do projeto Biomade, os fios de seda foram encontrados após necropsia.  Edlanye Mendes disse ainda que não é comum encontrar peixe-boi no Litoral do Piauí. Segundo ela, o último registro deste tipo de encalhe aconteceu em 2005.

Conheça a espécie

Os peixes-bois, vacas-marinhas, manatins ou lamantins, constituem uma espécie de mamíferos aquáticos, os sirênios. Têm um grande corpo arredondado, são imensos, mansos, e tem uma cauda peculiar. Navegadores antigos, ao cruzarem com esse animal achavam-no tão estranho e fora dos padrões, que nasceu o mito da sereia. Daí o nome da espécie, ‘sirênios’. Todos estão em risco de extinção.

O Projeto Peixe Boi no Brasil

Essa é uma boa notícia para quem se preocupa com a vida marinha é o sucesso que esse projeto, ao lado do Tamar, alcançou. Ambos foram fruto da mesma e épica viagem feita por Guy Marcovaldi e José Catuetê de Albuquerque, estudantes da FURGque nos anos 80 empreenderam um périplo pela costa brasileira. A expedição resultou no Projeto Peixe- Boi, que salvou da extinção este simpático e dócil mamífero marinho.

Quantidade no Brasil

No Brasil há apenas 1.000 peixes-boi. Um estudo mostrou que existem na área do litoral piauiense apenas 16 animais. Isso porque o habitat natural, especialmente o mangue,  está desaparecendo. A maioria dos casos de encalhe acontecem com filhotes porque as mães precisam procurar alimentação e eles não conseguem acompanhá-las. Como os filhotes de peixes-boi são muito pequenos,  não têm condições de se alimentar sozinhos. Ficam fracos, logo são facilmente jogados para a praia pela maré alta. Ainda assim, recentemente uma nova espécie foi descoberta no Brasil.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Peixe-boi.

Conheça um cativeiro de mamíferos marinhos no fundo do mar.

Sair da versão mobile