Filhote de peixe-boi, uma espécie ameaçada
Filhote de peixe-boi seria vendido por pescador quando foi resgatado. Mesmo sabendo desta situação, os nem todos os caboclos da amazônia os respeitam. Um filhote de peixe-boi foi resgatado por equipes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O animal foi encontrado na comunidade Pesqueiro, no município de Manacapuru, distante em 1.793 km de Manaus.
De acordo com o Ipaam, um pescador teria oferecido o animal para um comerciante que, de imediato, informou que se tratava de crime ambiental. O pescador fugiu e deixou o peixe-boi. Em seguida, o comerciante acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manacapuru que entrou em contato com o Ipaam. Infelizmente, onde existem, como na Flórida, por exemplo, eles estão ameaçados. E nos Estados Unidos existem ONGs apenas para tentar mantê-los vivos.
O animal é uma fêmea de aproximadamente 2 meses. A equipe do Ipaam encaminhou o filhote para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde receberá todos os cuidados necessários.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroFilhote de peixe-boi morre com fios de seda no estômago.
O animal foi encontrado por pescadores em estado de decomposição.
Em 2014, pescadores encontraram um filhote de peixe-boi marinho morto na praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. Técnicos do projeto Biomade e Manati/Aquasis foram acionados e revelaram que no estômago do filhote havia fios de seda, material utilizado para confeccionar cordas de embarcações. O animal que tinha 1,89 metro de comprimento e era do sexo feminino foi resgatado já em alto estado de decomposição.
PUBLICIDADE
De acordo com Edlanye Mendes, coordenadora de campo do projeto Biomade, os fios de seda foram encontrados após necropsia. Edlanye Mendes disse ainda que não é comum encontrar peixe-boi no Litoral do Piauí. Segundo ela, o último registro deste tipo de encalhe aconteceu em 2005.
Conheça a espécie
Os peixes-bois, vacas-marinhas, manatins ou lamantins, constituem uma espécie de mamíferos aquáticos, os sirênios. Têm um grande corpo arredondado, são imensos, mansos, e tem uma cauda peculiar. Navegadores antigos, ao cruzarem com esse animal achavam-no tão estranho e fora dos padrões, que nasceu o mito da sereia. Daí o nome da espécie, ‘sirênios’. Todos estão em risco de extinção.
Leia também
Apreendidos 230 kg de barbatanas de tubarões no CearáLeões marinhos ajudam cientistas a mapear o fundo dos oceanosContaminação de tubarões por cocaína, RJ, choca a mídia estrangeira- O peixe-boi-marinho pode medir até quatro metros e pesar 700 quilos. Habita geralmente águas costeiras e estuarinas quentes e não sobrevive abaixo dos 15 °C. O peixe-boi marinho habita, principalmente, as águas do Oceano Atlântico, próximo às costas dos Estados Unidos, México, América Central (ilhas do Caribe) e litoral norte do Brasil.
- O peixe-boi da amazônia é uma espécie de água doce, encontrado principalmente na bacia do rio Amazonas. Trata-se de um animal de menor porte, podendo chegar a 3 metros de comprimento e 500 quilos de peso. Assim como o marinho, o peixe-boi da amazônia é herbívoro e, portanto, alimenta-se de plantas encontradas dentro e nas margens dos rios.
O Projeto Peixe Boi no Brasil
Essa é uma boa notícia para quem se preocupa com a vida marinha é o sucesso que esse projeto, ao lado do Tamar, alcançou. Ambos foram fruto da mesma e épica viagem feita por Guy Marcovaldi e José Catuetê de Albuquerque, estudantes da FURGque nos anos 80 empreenderam um périplo pela costa brasileira. A expedição resultou no Projeto Peixe- Boi, que salvou da extinção este simpático e dócil mamífero marinho.
Quantidade no Brasil
No Brasil há apenas 1.000 peixes-boi. Um estudo mostrou que existem na área do litoral piauiense apenas 16 animais. Isso porque o habitat natural, especialmente o mangue, está desaparecendo. A maioria dos casos de encalhe acontecem com filhotes porque as mães precisam procurar alimentação e eles não conseguem acompanhá-las. Como os filhotes de peixes-boi são muito pequenos, não têm condições de se alimentar sozinhos. Ficam fracos, logo são facilmente jogados para a praia pela maré alta. Ainda assim, recentemente uma nova espécie foi descoberta no Brasil.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Peixe-boi.