❯❯ Acessar versão original

Comunidade tradicional do Bonete, Ilhabela, pede ajuda

Comunidade tradicional do Bonete, Ilhabela, pede ajuda

Em Ilhabela, litoral norte paulista, restam poucas comunidades tradicionais que há séculos ocupam certas regiões.  Os últimos prefeitos têm investido constantemente contra estas áreas ameaçando mudanças no zoneamento para se locupletarem. Castelhanos e Bonete estão entre as mais visadas. Por trás disso há interesses escusos, especialmente a especulação imobiliária, chaga maior do litoral brasileiro. Comunidade tradicional do Bonete, Ilhabela, pede ajuda.

Igreja católica do Bonete, Ilhabela.
Toninho Colucci quer expulsar caiçaras do Bonete e derrubar a igreja católica da Comunidade. Imagem, Caiçaras do Bonete.

Prefeitos de Ilhabela são seus algozes

Já escrevemos inúmeras vezes sobre eles. Aliás, não é só em Ilhabela que prefeitos são algozes. Parte dos municípios costeiros do Brasil são comandados por especuladores. Mas em São Paulo este procedimento inaceitável está se espalhando como  vírus de pestes.

Ilha Comprida, no sul do Estado; São Sebastião, Ilhabela, e Ubatuba, no litoral norte, são outros. Vejamos, por exemplo, o caso de Castelhanos, em Ilhabela. Ali, há gerações vivem caiçaras. Mas a mulher do atual prefeito, Toninho Colucci, se diz ‘dona’ de Castelhanos onde pretende erguer um resort. Um absurdo digno de Pindorama.

Por causa disto, recentemente foi criada uma Resex em Castelhanos, de modo a dar mais garantias de posse aos caiçaras. Mas Toninho Colucci, já condenado inúmeras vezes, e com vasta ficha policial, insiste.

Fundação Florestal de São Paulo dorme…

E isto acontece sem a intervenção da Fundação Florestal de São Paulo que é a gestora das Unidades de Conservação existentes em todo o litoral, como a APA Litoral Norte, Centro, e Sul; especialmente em Ilhabela que além de estar contemplada na APA Litoral Norte, ainda tem o Parque Estadual de Ilhabela, ambos geridos pela FF.

O mesmo se passa em Ubatuba, onde a prefeitura detona o que resta de mangue, para em cima dele estender o bairro do Rio Escuro. A FF poderia agir, mas não o fez até o momento.

PUBLICIDADE

O desatino  acontece no momento em que o mundo replanta manguezais, conhecido por sua extrema capacidade de absorver gás carbônico da atmosfera, um dos gases que provocam o efeito estufa. Por esta capacidade, passou a ser conhecido como blue carbon, ou carbono azul.

Um estudo realizado em 2018 por pesquisadores do Brasil e Estados Unidos (a equipe foi coordenada por Jon Boone, da Universidade Estadual do Oregon, e Angelo Bernardino, da Universidade Federal do Espírito Santo) verificou que na Amazônia cada hectare de manguezal contém uma quantidade de carbono duas vezes maior que a mesma área de floresta tropical. No Nordeste, 1 hectare de mangue armazena ao menos oito vezes mais carbono que 1 hectare de vegetação da Caatinga, segundo o mesmo trabalho.

É lamentável, e muito triste, assistir à destruição sistemática do litoral paulista com o beneplácito da Fundação Florestal.

O novo ataque à Comunidade do Bonete

Toninho Colucci, algoz de Ilhabela, passou a ameaçar o Bonete nesta sua gestão (a terceira!) à frente da prefeitura de Ilhabela. Não é a primeira, nem a segunda vez que ele tenta. O homem é cabeçudo, não descansa enquanto não acabar de vez com a cultura tradicional do município.

Tanto é verdade que os caiçaras do Bonete lançaram esta semana uma petição pública em favor da manutenção do status quo da região que ocupam. Nela, a comunidade  do Bonete pede ajuda, justificando: “Há anos que moramos na comunidade e temos terras que foram herdadas de nossos antepassados e passadas para filhos e netos.”

Notificação para moradores desocuparem suas terras

“Somos caiçaras raízes e temos casas e comércios,  atualmente estamos  ameaçados pelo senhor prefeito de Ilhabela Antônio Luiz Colucci que diz que nossas terras têm um dono, e que esse antigo dono doou as terras para a prefeitura, sendo assim no dia 26 de janeiro de 2022  foi expedido uma notificação para alguns moradores desocuparem essas terras (até mesmo o terreno em que está a igreja católica) vivemos há décadas no local e ele julga não nos pertencer.”

Um pedido de socorro

E os caiçaras do Bonete finalizam o texto de sua petição:

“Pedimos Socorro ao povo, porque não podemos perder nossas casas lugar onde nos abrigamos, nossos comércios da onde tiramos nosso pão de cada dia e a igreja católica patrimônio histórico do nosso local.”

O Mar Sem Fim pede a todos que nos dão o privilégio de sua preferência, que assinem a petição. Toninho Colucci é o ‘Toninho Malvadeza’ de Ilhabela. Sua ficha policial fala por si.

Conheça a ficha policial de Toninho Colucci, e algumas de suas ações

Toninho Colucci. Imagem You Tube.

Para que o leitor se dê conta de quem é Toninho Colucci, seguem alguns detalhes de suas gestões:

Janeiro de 2022…

Estas são apenas algumas das ações, e condenações na Justiça de Antonio Luiz Colucci, mais conhecido como Toninho Colucci, que este site considera o ‘algoz de Ilhabela’.

Em vez da prefeitura, Toninho Colucci deveria estar na cadeia se fôssemos um País sério. Aqui, infelizmente, só negros e pobres vão pro xadrez.

PUBLICIDADE

Secretário de Meio Ambiente de Ilhabela

O Mar Sem Fim entrou em contato com o secretário de Meio Ambiente do município, Xico Graziano, via WhatsApp. Pedimos uma entrevista e explicamos o motivo: ‘a comunidade do Bonete’. Xico respondeu que havia pedido demissão do cargo em 1 de fevereiro.

Este site acredita que isto aconteceu pelos motivos aqui expostos…

Exerça cidadania, assine a petição!

Mais uma vez exortamos o público a exercer cidadania. Ajude a comunidade do Bonete. Aqueles que consideram Toninho Colucci indigno por tentar mais uma vez expulsar caiçaras de suas áreas, e demolir a igreja da comunidade para abrir espaço para a especulação imobiliária, pedimos que assinem a petição.

Imagem de abertura: Caiçaras do Bonete

Maiores zonas mortas no oceano, mapeadas pelo MIT

Sair da versão mobile