❯❯ Acessar versão original

Caçadores submarinos, vândalos, na Laje de Santos

Caçadores submarinos, vândalos e inconsequentes, atuam na Laje de Santos

A Laje de Santos fica apenas a 42 km da costa. A curta distância, e abundância de vida marinha em razão da proibição da pesca desde que se tornou Parque Estadual em 1993, é sua maior inimiga. Pescadores e caçadores submarinos inconsequentes aproveitam as falhas na fiscalização e burlam a lei navegando para lá onde praticam seu esporte.

imagem da lancha M & P IV de caçadores submarinos
O barco dos vândalos

A pesca esportiva, diferente da caça submarina

Nada contra estas atividades que, se praticadas em consonância com a legislação, não atrapalham; ao contrário, a pesca esportiva contribui muito com a manutenção da vida marinha, ou aquática quando praticada em rios. No Brasil a pesca esportiva é permitida e regulamentada pelo Ibama. A caça submarina em locais apropriados, idem.

Caçadores submarinos, vândalos, flagrados na Laje de Santos

Sábado, 28 de abri (2018)l. O instrutor de mergulho, José Vicente Sesto (da Cachalote Ensino e pesquisa Subaquática), que hoje mora em Santos, saiu da marina com amigos para um mergulho. Por volta das 15hs chegaram e notaram um barco estranho, com uma enorme prancha vermelha na proa. Frequentadores habituais, perceberam que não se tratava de barco de operadoras de mergulho.

O barcos dos vândalos,

M & P IV: ogros dissimulados na Laje de Santos

Ao se aproximaram, alguém da M & P IV gritou para que pegassem uma das poitas (é proibido fundear no local) do outro lado de onde estavam, bem longe. Desconfiados, foram checar: eram dois caçadores submarinos. Vicente contou que pode ver ‘os olhetes brilhando na bandeja de popa’.  Duas pessoas  burlavam  a  lei para matar peixes com seus arbaletes, espécie de arpão com sistema elástico. Vicente disse a este site que a arma de um dos ogros ‘tinha quase 1 metro e meio de comprimento’. E acrescentou: ‘os peixes da Laje, acostumados com o mergulho de observação, se aproximam de qualquer pessoa que esteja na água’. Ou seja, trata-se de pura matança.

O arbelete, tipo da arma usada pelos vândalos da lancha

É comum a pesca na Laje de Santos apesar de ser um santuário marinho

Vicente conta que toda vez que mergulha na Laje  vê linhas de pesca ou animais machucados, especialmente tartarugas. A falta de fiscalização é geral em todas as unidades de conservação do bioma marinho, sejam elas municipais, estaduais, ou federais.

Note a prancha branca colocada por cima da bandeja de popa…

Mas, desta vez, apesar dos ogros e suas amigas  bloquearem o nome da embarcação, colocando uma prancha branca na popa, eles conseguiram filmá-la. Também fizeram imagens submarinas…

PUBLICIDADE

Vejam o arbalete (laranja) na mão de um dos ogros

Ação imediata do ICMBio contra a M & P IV

Resta agora ao ICMBio pesquisar na Capitania dos Portos de Santos, onde a M & P IV está matriculada, para descobrir o nome do proprietário e multá-lo com  rigor. É preciso que exemplos sejam dados, ou a prática ilegal persistirá.

Aí estão os babacas da M & P IV.

Ogros da M & P IV ameaçam testemunha

Vicente, que estava no mar com sua câmera, diz que ao se aproximar da embarcação um dos caçadores apontou a arma em sua direção e gritou:” VOU TOMAR SUA CÂMERA“, o que fez com que se afastasse, não sem antes fotografa-la e filmá-la.

Denuncie, faça sua parte!

Aproveitamos a deixa para pedir que todos que frequentam o litoral que, ao verem situações como esta, ou excesso de poluição, mortandade de peixes, construções irregulares, etc, nos avisem. É só mandar uma mensagem para o site. O resto faremos com prazer.

Assista ao vídeo

Desmanche de navios: conheça os maiores do mundo

Sair da versão mobile