❯❯ Acessar versão original

Aves morrem com o estômago cheio de plástico

Aves morrem com estômago cheio de plástico em atol do Pacífico

No atol de Midway, no Oceano Pacífico, um conjunto de ilhas com mais de dois mil quilômetros do continente mais próximo, milhares de aves morrem por inanição. As vítimas aqui são os albatrozes. Os pais desses filhotes confundiram o (nosso) lixo flutuante com comida. Até quando vamos nos permitir?

Aves morrem com estômago cheio de plástico: o Albatroz e Petrel

As duas são as espécies de aves mais ameaçadas do planeta.  Lulas, sardinhas e krill, o principal alimento. Os Albatrozes são aves planadoras. Aproveitam o vento, abrem suas enormes asas (a maior do planeta em envergadura: 3,5 metros), e cobrem até 800 Km por dia! Quando não há vento pousam no mar à espera de novas lufadas. Só procuram a costa para acasalar.

Albatroz errante, uma das dádivas da natureza, ameaçado de morte por ingestão do nosso plástico!

Reproduzem-se uma vez ao ano colocando apenas um ovo por vez. Existem 22 espécies de albatrozes no mundo, 10 delas frequentam águas brasileiras.

Relação do plástico com as aves marinhas

O lixo plástico é encontrado em 90% das aves marinhas. A taxa cresce constantemente, acompanha a produção global  que aumenta sem parar. Cientistas têm monitorado a ingestão de plástico por aves marinhas há décadas. Em 1960 ele foi encontrado nos estômagos de menos de cinco por cento das aves, mas em 1980, saltou para 80 por cento! 

A produção global dobra a cada 11 anos, nós assim temos exigido afinal, quem não consome plástico? Assim, nos próximos 11 anos, produziremos o máximo que produzimos desde que o plástico foi inventado! A ingestão, pelas aves marinhas, acompanha isso enquanto permitirmos essa barbárie. Compete aos cidadãos fazerem suas partes: se consumir, reciclar; e exigir políticas públicas de seus governantes. A do lixo plástico é uma das mais urgentes. Pense nisso nas próximas eleições. A culpa é de nossos hábitos insustentáveis, não tenha dúvidas.

PUBLICIDADE

Plástico, a dois mil quilômetros de qualquer continente!

Mas, desta vez o ‘inimigo’ estava longe. Longe demais pra ser verdade: distava 2 mil km de qualquer continente. Mas matou, e ainda matará porque não se desfaz, e sua reciclagem é pouco praticada; a mesma mancha de plástico matará ainda centenas de aves marinhas. No momento em que escrevemos este texto é possível que mais uma delas tenha se ido, não duvide de nossa capacidade. Já demos prova de quem somos.

Uma tragédia ambiental espantosa!

Fontes: http://www.bbc.com/news/science-environment-34108017;https://news.nationalgeographic.com/2015/09/15092-plastic-seabirds-albatross-australia/; https://www.theguardian.com/environment/2015/sep/01/up-to-90-of-seabirds-have-plastic-in-their-guts-study-finds.

Você já teve um Volkswagen? Então não tenha mais. Exerça seu direito de consumidor.Saiba por quê.

Sair da versão mobile