❯❯ Acessar versão original

Atum azul, ameaçado de extinção, vendido por US$ 3,1 mi

Infelizmente, nossa geração tem certas obrigações éticas e morais, diferentes das que tiveram nossos pais ou avós. Principalmente,  porque hoje somos quase 8 bilhões de habitantes no planeta.
Desde já, imagine se cada fumante jogar uma bituca de cigarro no chão o Everest de lixo que  representará. Por isso é fundamental jogar lixo no lixo, reciclar, etc. Da mesma forma, a pessoa bem informada que hoje ainda come atum é alguém no mínimo extremamente egoísta e, ao nosso ver.

Mesmo com a tragédia de Minamata, os japoneses insistem em pescar o Atum azul, ameaçado de extinção

Ainda assim, é inacreditável que persista o costume de detonar uma espécie ao ponto da extinção. Além disso, há o perigo de contaminação por mercúrio, assunto que abordamos.

Contudo, impressiona que isso ocorra no Japão um dos países mais ricos do mundo, com ótima educação, e além disso, local da conhecidíssima tragédia de Minamata quando, pela primeira vez na história, uma empresa foi responsabilizada por um acidente ambiental.

No caso de Minamata, aconteceu a contaminação da baía de mesmo nome por mercúrio. Foram tantas as vítimas, atacadas de forma tão severa e dramática que Minamata virou nome de uma convenção internacional assinada por 92 países, Brasil incluso. Definitivamente, não é possível que o Sr. Kiyoshi Kimura não saiba disso.

PUBLICIDADE

A pesca de atum no mundo é uma total esculhambação

Todo mundo ‘mal’ informado, sabe. É igualmente certo que o Sr. Kiyoshi Kimura, que deu o lance de US$ 3,1 milhões de dólares, também saiba o que está em jogo. Ainda assim…

Não se fala em outra coisa na academia, na imprensa estrangeira, e obviamente, nos centros mundiais de pesca. Para que a espécie preferida para o sushi não entre em extinção, foi criada uma organização cuja intenção seria ‘regular’ a pesca dos atuns, a Comissão Internacional para Conservação do Atum do Atlântico e Mares Adjacentes – ICCAT.

Contudo, a ICCAT é apenas mais uma organização a provar que não há força no mundo capaz de brecar a pesca. Há tanta corrupção no órgão regulador que ele já não é mais levado a sério. Agora, descobriram contrabandode atum no Mediterrâneo, envolvendo França, Itália, Espanha e Malta.

A denúncia envolve milhões de euros e cerca de 80.000 Kg de atum capturado e comercializado ilegalmente. A ICCAT é uma espécie de FIFA da pesca internacional. E mais uma vez, o Sr. Kiyoshi sabe disso. E, no entanto, continua firme e forte assim como centenas de seus pares no Japão.

ssim vamos nós…

Mesmo com toda a informação difundida, com as polícias ambientais, o ICMBio e o Ibama, ou as ICCATs da vida, no Japão continua o massacre do atum; enquanto isso, no Brasil o vulgo amazônico dá cabo do boto cor-de-rosa, e do tucuxi.

E até um presidente, recém eleito, invade um berçário de vida marinha onde a pesca é proibida, para pescar…

Fontes: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/01/05/atum-de-278-quilos-e-vendido-us-31-milhoes-em-leilao-em-toquio-e-supera-recorde-de-2013-veja-fotos.ghtml; https://favy-jp.com/topics/951; https://forbes.uol.com.br/last/2019/01/atum-vendido-por-us-3-milhoes-bate-recorde-em-toquio/.

Conheça a Batalha de Salamina, a primeira batalha naval da história

Sair da versão mobile