São Sebastião cria área de proteção de 1,3 milhão de metros quadrados

0
723
views

São Sebastião cria área de proteção de 1,3 milhão de metros quadrados

São Sebastião cria área de proteção . Área de preservação ambiental deve movimentar turismo e economia local. Região é o habitat de 87 espécies – 14 delas em extinção.

São Sebastião cria área de proteção , image de apa_baleia-_barra_do_sahy_foto_munir_el_hage_copia
Projeto para a criação da APA foi aprovado pela Câmara e sancionada pela Prefeitura de São Sebastião no final de agosto. (Foto: Munir El Hage/PMSS)

 APA com 1,3 milhão de metros quadrados entre as praias da Baleia e Barra do Sahy

Uma área de preservação ambiental (APA) com 1,3 milhão de metros quadrados entre as praias da Baleia e Barra do Sahy, na costa sul de São Sebastião, litoral norte, deve movimentar a economia e o turismo da região. A APA criada recentemente forma um corredor de mangue e mata nativa que serão preservados pelo município.

Região é o habitat de 87 espécies de animais

O projeto para a criação da APA foi aprovado pela Câmara e sancionada pela prefeitura no final de agosto. Segundo Maria Fernanda Carbonelli, da ONG Movimento Preserve o Litoral Norte, a região é o habitat de 87 espécies de animais – 14 delas em extinção.

 A especulação imobiliária

“São Sebastião vinha sofrendo bastante com a especulação imobiliária, principalmente a praia da Baleia e a barra do Sahy, e a questão do ecoturismo era muito pouco explorada. Entendendo as necessidades da comunidade e a necessidade de preservação do município, nosso movimento mapeou essa área por mais de três meses, catalogando todas as espécies que vivem aqui. Nossa ideia é aliar preservação à sustentabilidade”, afirmou Maria Fernanda.

No local não será mais possível construir imóveis nem praticar a pesca profissional. Apenas construções antigas, às margens do rio Sahy serão mantidas. A próxima etapa, segundo a prefeitura, é desenvolver um projeto de uso do espaço.

A ideia da APA

“A ideia da APA é trazer para a comunidade uma oportunidade de geração de emprego e renda com extrativismo, ecoturismo, exploração da educação ambiental e mercado científico para fazer da APA algo que ela tem um potencial enorme”, disse o secretário de Meio Ambiente, Eduardo do Rego.

Moradores apoiam criação da APA

Os moradores também apoiaram a criação da APA. “Aqui tem um potencial grande, as pessoas vão gostar. Vai ser um parque maravilhoso com uma qualidade de vida muito legal. Tem muita coisa para ver que a gente já não estava mais vendo e teremos mais facilidade de encontrar no caminho”, afirmou o pescador Delzino dos Santos Filho

São Sebastião cria área de proteção, imagem de ave marinha
Das 87 espécies que vivem no local, pelo menos 14 estão ameaçadas de extinção. (Foto: Munir El Hage/PMSS)

Do G1 Vale do Paraíba e Região.

Governos querem gestão privada para parques, orçamentos exigem

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here