Mudança do clima encolhe as ondas na Austrália

0
910
views

Mudança do clima encolhe as ondas na Austrália

Mudança do clima encolhe as ondas na Austrália: fenômeno alterará tempestades que causam as ondas gigantes. As ondas gigantes da Austrália, um paraíso para surfistas de todo o mundo, são causadas tipicamente por tempestades no Pacífico, motivadas por diferenças na pressão do ar. Mas até o final do século a mudança do clima vai alterar estes diferenciais, diminuindo as alturas das ondas. Conclusão de estudo publicado na Nature Climate Change.

Mudança do clima encolhe as ondas na Austrália, foto de ondas na Austrália
Foto: Michael Dawes/Creative Commons

Ondas seriam reduzidas em um terço

Menos ondas grandes também vão mudar a forma das praias. São elas que determinam quanto de area é levada até as praias, ou retiradas delas. Segundo Mark Hemmer, da organização nacional de pesquisa australiana, as ondas seriam reduzidas em um terço.

Efeito do aquecimento global sobre as ondas

Não se entende muito bem o efeito do aquecimento global sobre as ondas no mundo. Os modelos do clima nem sempre preveem acuradamente os ventos de superfície.

Andrew Dowdy e colegas do Escritório de Meteorologia da Austrália rodaram 18 modelos do clima do passado e do futuro para  verificar como a mudança do clima irá impactar grandes ondas.

Ondas grandes: frequência está diminuindo e tendência vai se aprofundar

Para que sejam classificadas como “grandes” no modelo, as ondas têm de ocorrer em uma média não maior que cerca de uma a cada 10 dias. Em sua análise, os pesquisadores descobriram que esta frequência está diminuindo e que a tendência vai ficar mais pronunciada.

Segundo o estudo, os resultados não podem ser extrapolados para o restante do mundo. As condições do tempo que movem as ondas na região pesquisada podem não ser as mesmas em outros locais, e o trabalho teria de ser repetido em cada local, informa a New Scientist.

Fonte: José Eduardo Mendonça/Planeta Urgente.

Índia proíbe todas as formas de plástico descartável na capital

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here