Abortando a travessia

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    Nesta sexta- feira, 29/1, deixamos a enseada Martel às 11h30 da manhã, depois de prepararmos o barco minuciosamente. Apesar da previsão recebida não ser a ideal, achei possível cruzar o Drake de volta para a América do Sul.

    O prognóstico preparado pela empresa americana Commanders Weather, indicava que teríamos ventos favoráveis na sexta, primeiro dia de navegação. Viriam de Leste, Sueste, com 25 a 30 nós. Nas rajadas poderiam atingir 45.

    No sábado permaneceriam no mesmo quadrante, mas diminuiriam de intensidade. No máximo 20 a 22 nós.

    Domingo piorava. Ventos contrários, vindos de Norte, com média de 25 nós, e rajadas de até 30.

    Finalmente, na segunda, primeiro de fevereiro, dia que chegaríamos no Cabo Horn, os ventos continuariam do Norte, em média com 20, 22 nós de velocidade.

    Não era um “mar de almirante”, mas, se a previsão se mostrasse correta (há sempre a possibilidade de erros, para mais ou para menos), seria possível atravessar, ainda que com algum desconforto.

    Duas horas depois de termos iniciado a navegação recebemos outro prognóstico. E não gostei nem um pouco do que li.

    Em geral as condições para sexta e sábado se manteriam. Mas domingo o bicho iria pegar. A intensidade dos ventos aumentava: média de 25 a 35 nós, com rajadas de 45 a 50, quase cem quilômetros por hora. E contra nosso avanço.

    Para este dia, prosseguia o texto, as ondas subiriam para 12 até 18 pés, ou seja, cerca de seis metros de altura!

    De acordo com a Commanders Weather, na segunda- feira continuaríamos a ter ventos contrários, do Norte, com média de 20 nós. 35 nas rajadas.

    A travessia do Drake é mais perigosa na volta que na ida. Porque, ao chegar perto do continente sul-americano, a plataforma continental subitamente fica mais rasa, o que faz com que as ondas aumentem de altura.

    Refletindo sobre estas questões, decidi interromper a travessia. “Pedrão, meia volta-vou-ver”, pedi. Apesar de termos compromissos com a televisão e patrocinadores (a entrega de programas está atrasada), e da tripulação ( e eu também) estar ansiosa para voltar, depois de mais de três meses a bordo, não tive dúvidas em cancelar nossa viagem.

    No mar não se brinca. Respeita-se. Especialmente num trecho difícil como o Drake. Já tivemos problemas quando viemos, em condições bem melhores. Certo ou errado, julguei minha responsabilidade cancelar a travessia.

    Estamos de volta à enseada Martel, fundeados defronte à estação Comandante Ferraz, bem próximos do gigante vermelho, Ary Rongel.

    Aqui aguardamos melhores condições.

    Na sequência, a íntegra da previsão recebida.

    Fri, January 29

    15: 130-150/22-32, gust 40

    18: 135-155/20-26

    Weather: Cloudy with any snow ending. SE seas up to 6-10 feet, but you should get some protection, being in the lee of King George

    Sat, January 30

    00: 150-170/16-8

    06: 180-200/ 8-12

    12: 200-230/ 6-10, near 60 20S/60 40W

    18: 230-260/10-15

    Weather: Changeable skies with a rain or snow shower possible. S-SW-W seas of 5-7 feet. Seas will increasing rapidly from the NW after midnight Sat night as rain and squalls develop before daybreak Sun

    Sun, January 31

    00: 330-360/ 8-16

    06: 360-020/25-35, gusts/squalls 40-50

    12: 340-300/35-20, gusts 40-45, near 58 10S/63 50W

    18: 300-270/17-23, gust 30

    Weather: Rain and squalls becoming scattered gusty showers during the afternoon. NW seas up to 12-18 feet morning and becoming more W afternoon/overnight at 8-14 feet

    Mon, Feb 1

    00: 270-300/16-22, gust 30

    06: 290-320/17-23, gust 30

    12: 310-340/17-23, gust 30-35, near 56 20S/66W

    18: 290-320/12-18, gust 30-35

    Weather: Widely scattered, gusty showers daytime with NW-W-WSW seas of 6-10 feet. Squally showers likely overnight as the cold front passes

    Tue, Feb 2 – off Cape Horn

    00: 240-270/25-35, gust/squall 40-45 as the cold front passes

    06: 240-270/14-20, gust 30-35

    12: 250-210/18-10, Beagle Channel

    18: 250-210/16-8

    WeatherSqually rains ending early then a mix of clouds/sunshine with a gusty shower or 2

    Best regards, Ken Campbell

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