Navios de guerra afundados com explosivos, torpedos e até bombas nucleares
Antes de mais nada, há muitas maneiras de afundar um navio de guerra. A princípio; mostramos três, navios afundados com explosivos, torpedos e, até mesmo, explosões nucleares.
Os explosivos mais usados
Em geral, navios de guerra vão a pique propositalmente quando não podem virar sucata. Desde já, é o caso do USS Oriskany, conheça a história dos porta-aviões, construído após a Segunda Guerra Mundial, como resultado; utilizado nas guerras da Coreia e Vietnã. O vídeo acima mostra seus últimos segundos.
Lista de navios da Segunda Guerra Mundial afundados
Agora, em 2006 depois de removido o lixo tóxico o Oriskany foi rebocado até 39 km ao sul da Flórida e, do mesmo modo, naufragado com cargas explosivas C-4. Primeiramente, engenheiros pensaram que o processo demoraria cinco horas, contudo, o navio levou apenas 37 minutos para ir ao fundo.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaPor outro lado, este é o navio de transporte USNS General Hoyt S. Vandenberg, afundado em 2009 por cargas explosivas.
PUBLICIDADE
Agora, o destroier USS Arthur W Radford, afundado em 2011 para criar um recife artificial de corais.
Explosões nucleares
Contudo, não há muitos navios de guerra afundados por explosões nucleares. Seja como for, o mais notável é USS Saratoga da Marinha dos EUA. A seguir, o vídeo mostra o porta-aviões USS Saratoga após dois testes nucleares em 1946, no atol de Bikini, consequentemente, a explosão contaminou toda a região, até mesmo, o litoral brasileiro foi contagiado durante a guerra fria.
Leia também
Passagens marítimas: entenda sua importância geopolíticaConheça o Estreito de Malaca, um dos mais movimentados do planetaPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasJá, o USS Saratoga (CV-3) porta-aviões de 33.000 toneladas, mas, convertido a partir do cruzador Saratoga (CC-3) serviu no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Ganhou oito estrelas de mérito.
Entretanto, em meados de 1946 tornou-se alvo para testes nucleares na Operação Crossroads. Sobreviveu ao primeiro teste com pouco dano, mas, foi afundado pelo segundo. O “Sara Maru” ainda está sob as águas do Atol de Bikini onde é, ocasionalmente, visitado por mergulhadores.
Por: Jesus Diaz.