Tubarão- baleia coopera com mergulhador. Sensacional!

0
1452
views

Tubarão- baleia coopera com mergulhador. Sensacional!

Um tubarão- baleia, o maior peixe do mundo, dócil como um animal de estimação, coopera com mergulhador para se livrar de uma rede. Sobre a espécie explica o wikipedia: ” o tubarão-baleia (Rhincodon typus) é a única espécie da família Rhincodontidae, vive em ceamos  quentes e de  clima tropical, além de ser a maior das espécies de tubarão, é o maior  peixe não-extinto conhecido. O maior espécime conhecido e confirmado tinha um comprimento de 12,65 m e um peso de cerca de 21,5 toneladas, embora haja registos, não confirmados de exemplares maiores, como um, encontrado em Taiwan, supostamente com cerca de 20 m de comprimento e com um peso de 34 toneladas”. “O animal é completamente inofensivo ao homem e alimenta-se de plâncton por filtração”.

Tubarão- baleia, animal ovovivíparo

Peixes, lulas e moluscos também são excelentes cardápios para o turbarão-baleia. Trata-se de um animal ovovivíparo (adjetivo substantivo masculino zoo que ou o que produz ovos que são incubados e que eclodem dentro do corpo materno, diz-se esp. de alguns peixes, répteis e invertebrados), pois o desenvolvimento do embrião acontece no interior do corpo da mãe. Entretanto, toda a nutrição acaba sendo feito pela bolsa vitelínica. A reprodução do tubarão-baleia é chamada de viviparidade lecitotrófica.

Tubarão- baleia no Brasil

No Brasil ele já foi visto com frequência nos Penedos São pedro, São Paulo. Mas não é preciso ir tão longe para vê-lo. O animal também frequenta a laje de Santos, a ilha da Queimada Grande, e até no Posto Seis, em Copacabana.

tubarão- baleia, imagem de tubarão- baleia,
Tubarão- baleia se atraca com a rede…(Foto: G1)

As redes de pesca e os estragos que faz

Elas deviam ser banidas dos oceanos. É comum pescadores perderem suas redes. O problema é que ela é feita de naylon, demora dezenas de anos para se desfazer. E enquanto fica boiando ao sabor das correntes, provoca danos à vida marinha. É muito comum ver peixes ou tartarugas enroscadas que, ao verem um mergulhador, se aproximam como que pedindo ajuda. Foi o que aconteceu neste caso do tubarão- baleia…

Assista o vídeo:

Conheça o peixe-voador, um peixe fora d’água.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here