❯❯ Acessar versão original

Surf: uma surpreendente história. Venha conhecê-la

Surf: uma surpreendente história. Venha conhecê-la

Antes de mais nada, o surf é um dos mais antigos esportes praticados pelo homem. Do mesmo modo o início, apesar de  perdido no tempo, acredita-se que aconteceu entre 2.000 e 3.000 mil anos atrás. A maioria relaciona surf aos polinésios. É justo. Primeiramente, foi deste povo navegador, que colonizou  a maior parte das ilhas do Pacífico, que surgiu a primeira referência. Aconteceu depois da viagem de James Cook que, ao chegar ao Hawai em 1778, ele foi pioneiro em registrá-lo e além disso divulgá-lo. Nascia, para o ocidente, a prática do surf. Entretanto, há quem discorde da filiação.

 ilustração do navio Resolution e canoas havaianas
O Resolution, de Cook, encontra as fantásticas canoas havaianas (ilustração:americangalley)

Ainda assim, a história relata: quem levou o surf ao Havaí teria sido o rei polinésio Tahito. A partir de então a prática se dissemina até ser vista pelo primeiro ocidental, James Cook.

Surf: polinésio, ou peruano?

Ainda assim, alguns especialistas dizem que o esporte nasceu entre pescadores da polinésia ocidental. Aconteceu ao descobrirem que cavalgar  ondas era a forma mais rápida e fácil de voltar à terra firme. Contudo, não se sabe exatamente quando a atividade tornou-se esporte. Mas, ainda assim sabe-se que já no século 15 reis e rainhas das ilhas Sandwich eram os melhores praticantes.

Praticantes das ilhas Sandwich (ilustração:the-deepwaterbreaks.wordpress-com)

Nesse sentido, a polêmica começa aqui. Outros estudiosos, entretanto, afirmam que o surf nasceu no litoral do Peru muito antes de ser praticado por polinésios. No país sul-americano, do mesmo modo, os antigos surfavam espécie de canoa, ou prancha feita de junco, de nome Caballito de Totora.

Este tipo de “barco” é dos mais antigos que se conhece. Estima-se a idade entre 2.000 e 3.000 mil anos. Originalmente, concebidos para levar um pescador e sua tralha, os Caballitos de Totora estão em atividade até hoje entre pescadores marinhos no Peru; e lacustres, na Bolívia.

Caballito de Totora (fonte:robotica-educativa8-webnode-es)

Enquanto isso registros não deixam dúvida sobre a antiguidade dos Caballitos de Totora.

PUBLICIDADE

Cerâmica chimiú, 1.100- 1.400 d.C, pescador em Caballito de Totora

O surf com Caballitos de Totora hoje

Surf: polinésio, ou peruano? (foto:surfersvillage-com)

Acima de tudo, é difícil saber quem tem razão, se polinésios ou peruanos. A história das civilizações se cruzam. O fato é que, até hoje, em algumas praias peruanas como Huanchaco (Trujillo) as antiquíssimas embarcações são usadas para pegar ondas. Coincidência ou apenas tradição?

Huanchaco, Trujillo. (foto: holeinthedonut-com)

Breve histórico da colonização das ilhas do Pacífico

Afinal a história é fascinante, todavia, repleta de lacunas. Há muito o que  descobrir sobre povos antigos e, igualmente,  não são poucas as polêmicas entre historiadores. A saga de peruanos e  a colonização das ilhas do Pacífico pelos polinésios já foi motivo de grandes desavenças.

À primeira vista, surgiram quando o explorador e geógrafo norueguês Thor Heyerdahl, desenvolveu a ideia de que as ilhas do Pacífico poderiam ter sido colonizadas a partir da América do Sul. Cientistas da época, contudo, consideravam a tese absurda, especialmente porque não havia evidências que sul-americanos pré-colombianos teriam capacidade de construir barcos para cruzar o Pacífico.

Kon- Tiki (foto:asteroide.leonel.blogspot.com)

Assim, para provar sua tese Thor construiu uma embarcação de pau-de-balsa no Peru, da mesma forma que eram construídas milhares de anos atrás e, além disso, sem qualquer ajuda da tecnologia. Batizou-a  Kon-Tiki e, com ela, em 1947 partiu do Peru até atingir as ilhas da Polinésia. Em seguida publicou um clássico, delicioso best-seller  com mais de 25 milhões de exemplares vendidos, A Expedição Kon- Tiki onde expõe a tese.

A despeito do sucesso, foram percorridos 8.000 mil quilômetros em 101 dias de viagem do porto de Callao para o atol de Raroia, no Arquipélago das Tuamotu, a tese de Thor foi combatida desde o início. Teimosia não é fato novo.

O mapa da viagem da Kon- Tiki (ilustração: tokdehistoria.com)

A colonização das ilhas do Pacífico

Porém até muito pouco tempo era consenso entre especialistas que as ilhas do Pacífico foram colonizadas por um povo antigo, Lapitas, originários do mar do sul da China. Há provas de que foram estes ‘ancestrais dos polinésios’ que se fizeram ao mar 3.000 mil anos atrás.

Estudo de DNA confirma que indígenas sul-americanos tiveram contato com polinésios

Até que, em julho de 2020 surge uma novidade extraordinária. Depois da tese de Heyerdahl ser combatida e  até mesmo ridicularizada, ela foi provada. E sacudiu o mundo acadêmico. “Segundo novo estudo publicado na  Nature, “pesquisadores encontraram evidências conclusivas para o primeiro encontro entre os dois grupos ao analisar o DNA de mais de 800 indivíduos de 17 ilhas polinésias e 15 grupos indígenas sul-americanos na costa do Pacífico.”

CNN: “O que descobriram foi que pessoas de várias ilhas da Polinésia Oriental (ou seja, a parte leste), incluindo Rapa Nui – também conhecida como Ilha de Páscoa têm traços genéticos em seu DNA vinculados a indígenas sul-americanos. As assinaturas genéticas mostraram uma forte conexão com o Zenu, grupo indígena da Colômbia.”

E, agora, o surf foi da Polinésia até o Peru; ou saiu de do Peru e migrou para a Polinésia, quem responde?

Gravura de abertura de James King, tripulante da expedição de James Cook, considerada o primeiro registro do surf.

Água viva gigante, conheça as três maiores

Sair da versão mobile