Pesqueiros na costa da Argentina equipados com holofote buscam a lula-da-Argentina.
Pesqueiros na costa da Argentina: Imagens sugerem presença maior do que licenças emitidas.
Pesqueiros na costa da Argentina: imagens noturnas feitas por satélite da Nasa
Imagens noturnas feitas por satélite da agência espacial americana (Nasa) revelaram intensa concentração de luzes no sul do Oceano Atlântico, entre 300 km a 500 km da costa da Argentina.
O motivo da grande quantidade de pontos de luz é a presença de barcos de pesca. Eles são equipados com holofotes para ajudar na captura durante a noite.
A lula-da-Argentina: segunda espécie mais pescada do planeta
A espécie que buscam é a Illex argentinus, a lula-da-Argentina. Um tipo de molusco de barbatanas finas que é a segunda espécie mais pescada do planeta. O animal vive a uma profundidade marinha de 80 metros a 600 metros, onde se alimenta de camarões, caranguejos e peixes.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemO plâncton ‘não sobreviverá às mudanças do clima’Lençóis Maranhenses, ameaçados por imenso condomínioProjeto de Lei do Governo do Paraná ameaça o licenciamento ambientalPesqueiros iluminam o oceano
Para capturar os animais, os pesqueiros iluminam o oceano para atrair plâncton e espécies de peixes que a lula-da-Argentina costumam seguir. Os barcos podem transportar mais de centenas de lâmpadas, que geram até 300 kw de luz.
As imagens registradas pela Nasa mostram a aglomeração de embarcações ao longo da plataforma continental da Argentina e das Ilhas Malvinas.
PUBLICIDADE
Cem barcos recebem a permissão para pescar a lula-da-Argentina
Segundo a agência espacial, a cada ano cem barcos recebem a permissão para pescar a lula-da-Argentina. No entanto as imagens de satélite sugerem quantidade maior de pesqueiros atuando na região. Além de grandes frigoríficos e navios de reabastecimento que operam distantes da costa.
300 mil toneladas de lula-da-Argentina sem licença
Pesquisadores e gestores de pesca indicam que a cada ano são capturadas do Atlântico Sul 300 mil toneladas de lula-da-Argentina sem licença.
Leia também
Rússia projeta submarino nuclear para transportar gás no ÁrticoApreendidos 230 kg de barbatanas de tubarões no CearáConheça o novo navio de carga híbridoPesca, uma tragédia mundial
A pesca industrial, e mesmo artesanal, é uma tragédia mundial ainda sem respostas dos vários governos envolvidos. Pescadores artesanais ainda utilizam bombas, no Brasil, e no mundo. Enquanto isso a pesca industrial corre solta, sem ações mitigatórias de governos que não querem mais desemprego.
Muitos governos ainda subsidiam a pesca. Mais uma vez, no Brasil, e em vários países do mundo. Enquanto isso, áreas do chamado alto- mar, sem ainda uma legislação internacional, são saqueadas sem que se tome providências. Do jeito que vai, a pesca estará liquidado em poucos anos.
Em colaboração do G1, São Paulo.