Resex Prainha do Canto Verde, conheça!
Conflitos, perseverança e luta entre ricos e pobres envolvem a história da comunidade da Resex Prainha do Canto Verde, unidade de conservação federal brasileira localizada em Beberibe no litoral oeste do Ceará, e que tem como grande vilã a especulação imobiliária.
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 29.804,99 hectares
Criação: 05 de junho de 2009
Localização: Beberibe, Ceará
Tipo: Uso Sustentável
A história da Reserva Prainha do Canto Verde daria um filme de suspense.
Enredo forte é o que não falta nesta comunidade do litoral Oeste do Ceará que atraiu a atenção da imprensa e de ONGs e foi a base da Rede TUCUM, gerando cópias em diversas praias do Ceará.
Impossível não torcer, e vibrar, com a atitude de resistência da comunidade que mora neste cantinho.
São muitas bocas para alimentar. Estão inscritas na resex 359 famílias sendo que, hoje, outras 30 discordam de sua criação.
Peculiaridades da Resex
A área da Resex Prainha do Canto Verde até que é bastante grande, são quase 30 mil hectares. Mas apenas 575 hectares ficam em terra, uma estreita faixa da praia que avança pouco para dentro da planície costeira.
O resto da área protegida é composta pela lâmina de mar que fica defronte a esta faixa.
É deste pedaço de mar que os nativos tiram seu sustento. Ou tiravam, no tempo em que ainda havia fartura de peixes e lagosta, coisa rara hoje em dia, especialmente pelo uso de equipamentos inadequados, como o compressor, as redes de emalhe conhecidas como caçoeirias, e o emprego de atratores artificiais que os pescadores chamam marambaias, além da nociva sobrepesca.
Sobre dados da extração, em outras palavras, quantidade de pescado retirado, “os dados são precários”, diz a gestora, Karina Sales.
Mas, se nem o Ministério da Pesca publica estes dados, como cobrar da equipe da Resex?
Melhor que eles se concentrem na luta que se trava, e que ainda tem muito chão até acabar.