❯❯ Acessar versão original

RPPN Salto Morato – Guaraqueçaba, Paraná

RPPN Salto Morato – Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato

A RPPN Salto Morato – Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba, norte do Paraná, era uma fazenda devastada adquirida pela Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza, com apoio financeiro da The Natural Conservancy. Logo foi reconhecida com RPPN federal.

Reserva Natural Salto Morato

Aberta ao público em 1996, três anos depois foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. A área total é de 2.253 hectares de Mata Atlântica. Sua biodiversidade tem como uma de suas características a grande concentração de aves.

Até hoje foram reconhecidas 325 espécies de aves. Mas tem mais: 36 espécies de répteis, 60  de anfíbios, 57 espécies de peixes e 646 espécies vegetais vasculares.

Reserva Natural Salto Morato. O Salto Morato tem cerca de cem metros de altura.

Não há conflitos

Pela primeira vez nesta série não percebi conflitos como os que existem nas outras UCs. Pudera. A área é particular, não houve o tradicional “cano”, ou não pagamento de indenizações na criação da unidade.

Ao decretar uma Unidade de Conservação em determinada área, o governo federal, ao mesmo tempo, desapropria a área mas, na maioria das vezes, deixa de pagar as indenizações aos antigos proprietários, o que cria uma série de conflitos.

“A Reserva de Salto Morato dá apoio a pesquisas científicas, disponibilizando estruturas físicas e de pessoal, até o custeio de despesas com transporte, alimentação ou equipamentos de campo, dependendo do objetivo proposto por cada projeto.”

Em Salto Morato não existe este problema, muito menos a invasão tão comum em outras UCs, caso da ESEC do TAIM, e Rebio do Arvoredo respectivamente, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em razão da eterna falta de pessoal das equipes de fiscalização.

RPPN Salto Morato: aberta ao público de terça a domingo

Aberta ao público de terça a domingo, ela tem um grande centro de recepção aos turistas, que recebem instruções detalhadas de seu funcionamento antes de começarem os passeios por trilhas demarcadas, limpas, com banheiros e muita informação ao longo do caminho.

» Expedição na RPPN Salto Morato, leia mais sobre a nossa visita.
Sair da versão mobile