Programa Água Brasil: ações em todos os biomas e regiões brasileiras
Programa Água Brasil. Três das mais importantes instituições brasileiras se uniram ao WWF-Brasil para implementar um programa de desenvolvimento sustentável no campo e na cidade. O Programa Água Brasil. Concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e o WWF-Brasil.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemRepercussão da saída dos Estados Unidos do Acordo de ParisCondomínio nos Lençóis Maranhenses é denunciado na UnescoPor que a Groenlândia e o Canal do Panamá interessam a Donald Trump?
PUBLICIDADE
Leia também
Paul Watson, da Sea Shepherd, apeado do cargoONG Canoa de Tolda aciona IPHAN e lança campanhaCensura no ICMBio, e outras más notícias ambientais
Maior parceria com o setor financeiro para a conservação da natureza
O Água Brasil tem ações em todos os biomas e regiões brasileiras, desenvolvendo projetos modelo que serão replicadas pelo país. O programa tem duração prevista de cinco anos (até 2015) e envolve reciclagem de resíduos sólidos, coleta seletiva, consumo responsável, boas práticas agrícolas, restauração florestal e finanças sustentáveis.
Parceria pela sustentabilidade
No meio urbano, o Programa Água Brasil visa disseminar o conceito e a prática do consumo responsável e estimular a mudança de comportamento e de valores em relação à produção e ao destino de resíduos sólidos. Para desenvolver o projeto na primeira fase, foram selecionadas cinco cidades, de diferentes portes e características, nas cinco regiões brasileiras: Na Região Sudeste, Belo Horizonte (MG). Na Região Sul, Caxias do Sul (RS).
Na Região Nordeste
Na Região Nordeste, a capital do RN, Natal. Na Região Centro-Oeste, uma cidade histórica, Pirenópolis (GO). Finalmente, na Região Norte, uma cidade no coração da Amazônia, Rio Branco, capital do Acre. Em todas estas cidades, o Água Brasil atua para ajudar organizações de catadores, prefeituras e a população a melhorar o manejo de resíduos sólidos e a mudar hábitos e atitudes relativos ao consumo e ao descarte de resíduos sólidos.
No campo, a iniciativa envolve agricultores
No campo, a iniciativa envolve agricultores, extensionistas, governos, universidades e instituições locais. O objetivo é disseminar o uso de boas práticas agrícolas e restauração florestal, visando à produção sustentável e a proteção dos recursos naturais. O programa se desenvolve em 14 microbacias localizadas nos diferentes biomas brasileiros:
- Cerrado: Guariroba (MS), Pipiripau (DF), Peruaçu (MG), São Bartolomeu (GO)
- Mata Atlântica: Lençóis (SP), Cancã-Moinho (SP), Rio Benevente (ES), Rio das Pedras (RJ)
- Amazônia: Teles Pires (Sinop e Sorriso, MT) e Igarapé Santa Rosa (AC), Sepotuba (MT)
- Caatinga: Rio Longá (PI)
- Pampa: Camaquã (RS)
Aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito
A parceria busca, ainda, o aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito e investimentos e a implementação de modelos de negócios sustentáveis. O setor bancário é estratégico para a conservação da natureza, em função do importante papel que exerce no financiamento da produção agrícola e de outras atividades.