Peixe Stargazer: a criatura tem espinhos venenosos, dá choques
O peixe Stargazer vive em águas rasas e aparece com frequência no Mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico. É um peixe ósseo, com mais de 50 espécies conhecidas.
Essa espécie chama atenção por suas características únicas. O Stargazer se enterra na areia ou na lama do fundo do mar. Quando faz isso, deixa visíveis apenas os olhos e a boca.
Ele tem cor castanha escura, corpo arredondado e alongado. A parte superior é mais escura que a inferior.
A cabeça é grande e achatada nas laterais, com placas ósseas ásperas. O tamanho varia entre 18 e 25 centímetros.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaAs características do ‘coisa feia’
O peixe Stargazer é uma criatura venenosa. Dois grandes espinhos estão localizados em cada barbatana peitoral. Eles são capazes de produzir eletricidade (até 50 volts de eletricidade), e geram severos choques elétricos.
O Stargazer come uma variedade de peixes e também caranguejos. Permanece enterrado sob a areia e vigia a presa. A cor do corpo ajuda a permanecer despercebido. Uma vez que ela está perto, ele salta para cima e engole sua presa.
PUBLICIDADE
Ou, quando o peixe sentir a presa por perto ele irá atordoá-la aplicando uma descarga de eletricidade. Posteriormente, pega a presa. Na Amazônia também existem peixes que dão choque.
A costumeira extremidade posterior de um peixe com barbatanas e cauda, e a enorme boca virada para cima com os olhos juntos fazem dele uma criatura de aspecto bizarro. Quando o Stargazer quer sugar a presa, ele age em grande velocidade. Usando sua boca enormemente grande, cria o vácuo e suga a presa para dentro.
Leia também
Mortandade de milhões de salmões põe em xeque aquiculturaDevemos, ou não, explorar petróleo na Margem Equatorial?A Flip em Paraty e eu, um E.T., flutuando no espaço de bicicletaCampeonato de surf e o peixe Stargazer viralizam na internet
A BBC.com diz que “um post na página de um campeonato de surfe no Facebook, em Virginia Beach, Virgínia, acabou viralizando ao alertar sobre o perigo que se esconde nas areias dessa praia. Entretanto, esse peixe pode ser encontrado em todo o planeta e normalmente vive em águas mais profundas.”
‘A coisa mais malvada da criação’
“Eles são a coisa mais malvada da criação”, diz o biólogo William Leo Smith – ele inclusive tem um stargazer em sua coleção. Para atrair os peixes, que são sua principal refeição, algumas espécies têm um tipo de isca em formato de minhoca que cresce na parte inferior de suas bocas. Quando um caranguejo ou peixe desavisado pensa que vai fazer uma boquinha, é ele que vira refeição.” Novas espécies de peixes elétricos foram descobertas.
Assista ao vídeo ‘da coisa’, e saiba mais
Imagem de abertura: /www.science.rumors.com.
Fontes: https://www.megacurioso.com.br/animais-sinistros/99637-conheca-o-peixe-que-se-esconde-na-areia-tem-espinhos-venenosos-e-da-choque.htm; https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=8DqglF2ACQ0; http://www.science-rumors.com/20-stargazer-fish-facts-to-know-what-this-creature-is/.