❯❯ Acessar versão original

Peixe elétrico da Amazônia inspira criação de robôs

Peixe elétrico da Amazônia inspira criação de robôs

Cientistas de uma universidade americana criaram um robô subaquático a partir da análise de características de um peixe elétrico da Bacia Amazônica.

peixe elétrico, imagem de peixe elétrico da Amazônia
O peixe elétrico da Amazônia

Peixe elétrico da Amazônia: ituí-cavalo ou Apteronotus albifrons

O ituí-cavalo (Apteronotus albifrons) é um peixe de hábitos noturnos que vive na região amazônica. Ele é cego, mas consegue emitir uma leve corrente elétrica na água para determinar como é o ambiente onde está.

Estes peixes têm receptores distribuídos pelo corpo. Isso permite que “sintam” o ambiente a partir da corrente emitida. Pesquisadores da Universidade Northwestern acreditam que essas características ajudam no desenvolvimento de uma nova geração de robôs autônomos que operam debaixo d’água.

A partir do ituí-cavalo, os pesquisadores criaram robôs que conseguiram se mover em meio a destroços e na escuridão total.

O pesquisador Malcolm MacIver

Campo elétrico

Malcolm MacIver estuda o ituí-cavalo há anos. Ele decifrou seus sistemas sensorial e de movimento. Para o pesquisador é possível aprender com estes peixes.

Eles não usam a visão para caçar durante a noite nos rios da bacia do Amazonas, e seus movimentos em meio a raízes amontoadas e florestas inundadas têm que ter uma precisão incrível

PUBLICIDADE

Sensores foram espalhados no robô, de maneira semelhante ao corpo do peixe elétrico

Propulsão

Além de reproduzir a forma com que o peixe reage aos obstáculos, MacIver também quer copiar a técnica de propulsão do ituí-cavalo. O  peixe elétrico se move enviando ondas através da longa nadadeira na barriga.

De todas as nossas simulações, agora temos relações matemáticas entre coisas como frequência e amplitude da onda e o quanto de propulsão você consegue. Então agora podemos transformar isto em tecnologia e fazer funcionar

O laboratório da Universidade Northwestern conseguiu criar uma plataforma robótica que reproduz a capacidade sensorial do peixe e outra que consegue imitar a capacidade de locomoção. O objetivo é juntar estas duas capacidades em um único dispositivo.

Saiba mais sobre a Amazônia onde um oceano subterrâneo foi descoberto.

Sair da versão mobile