❯❯ Acessar versão original

Mudanças climáticas ameaçam a pesca em escala mundial

Mudanças climáticas ameaçam a pesca em escala mundial

Potenciais mudanças na frequência e intensidade das tempestades em todo o mundo podem ter “impacto catastrófico” no sustento dos pescadores e na sustentabilidade das indústrias pesqueiras. Foi o que mostrou a pesquisa liderada pela Universidade de Exeter. A pesquisa confirma que as mudanças climáticas ameaçam a pesca. Matéria do site phys.org.

imagem de tempestade no mar para ilustrar Mudanças climáticas ameaçam a pesca
Mudanças climáticas ameaçam a pesca. Foto: www.tonyfitzsimmons.com/emily_rose

A pesquisa

“Baseada em revisão de estudos anteriores, e exame de projeções futuras, adverte que o aumento das tempestades pode tornar a pesca mais perigosa. Além de deslocar peixes de seus habitats naturais e interferir na capacidade de criação dos peixes.

Espera-se que as tempestades na costa do Reino Unido se tornem mais frequentes e intensas nos próximos dois séculos. E esperem tempestades mais dramáticas no Mar do Norte e no Atlântico Norte, a oeste do Reino Unido, Irlanda e França, ameaçando o futuro dos pescadores e os peixes que eles pegam.”

Mudanças climáticas ameaçam a pesca em escala mundial

O documento,’Changing Storminess and Global Capture Fisheries‘ (‘Mudança da Tormenta e Captura Global de Pesca’), publicado na revista Nature Climate Change, diz que “projeções detalhadas e estímulos são urgentemente necessários para prever com mais precisão onde as tempestades acontecerão no futuro.

E assim apoiar comunidades pesqueiras a se adaptarem a este elemento climático. A equipe de especialistas da Universidade de Exeter, Met Office, da Universidade de Bristol e da Willis Research Network, pede que a pesquisa se concentre fortemente no aumento da frequência e intensidade das tempestades como prioridade.”

Preocupação dos autores

O autor principal, Nigel Sainsbury, da Universidade de Exeter, disse:

PUBLICIDADE

As tempestades são uma ameaça à segurança, produtividade, bens e empregos dos pescadores e à saúde de bilhões de pessoas em todo o mundo que dependem dos peixes para sua alimentação diária. A mudança de tempestades pode ter sérias conseqüências para as comunidades costeiras vulneráveis ​​em todo o mundo. A realização de pesquisas nessa área é fundamental para apoiar a adaptação da pesca à mudança climática.

As tempestades

“Não só representam uma ameaça para a segurança dos pescadores no mar, ou as mantêm no porto. Mas também matam os peixes e destroem os seus habitats, afetando o sustento dos pescadores que dependem deles.”

No Reino Unido

“A indústria pesqueira contribui com 1,4 bilhão de libras para a economia do Reino Unido e é uma fonte importante de empregos para as comunidades costeiras da Cornualha às Ilhas Shetland. Steve Simpson, biólogo marinho da Universidade de Exeter e co-autor do estudo, alertou:

Nossas pesquisas anteriores mostraram como o aquecimento dos mares modifica gradualmente a composição da pesca por mudanças na distribuição. Mas as tempestades podem mudar radicalmente as populações de peixes através do deslocamento temporário ou permanente, e podem interromper a dispersão das larvas de peixes e danificar ou destruir o habitat essencial de que os peixes dependem.

Pesca no mundo

“A pesca e a piscicultura apoiam 12% da população mundial e 38 milhões de pescadores e mulheres. Os peixes fornecem cerca de 20% de sua proteína animal para 3,1 bilhões de pessoas. São confiáveis ​​para micronutrientes, vitais para a saúde das crianças e das mulheres grávidas. O co-autor Geoffrey Saville, da Willis Research Network, disse:

A pesquisa é necessária para identificar e avaliar maneiras pelas quais a pesca pode se adaptar à mudança de tempestades. Uma possibilidade que acreditamos vale a pena investigar é a adoção de mecanismos financeiros que já estão sendo usados para ajudar os agricultores a se recuperar da seca.

Os pesquisadores pedem um foco mais aguçado nos impactos de tempestades que têm “o potencial de causar impactos mais imediatos e catastróficos” do que o aquecimento dos oceanos.

Foto de abertura: www.tonyfitzsimmons.com/emily_rose.

Fonte:https://phys.org/news/2018-06-storms-catastrophic-impact-fishing-industry.html.

Barbatanas de tubarão: procura ameaça a espécie

Sair da versão mobile