Moreia, peixe ósseo pouco compreendido e estigmatizado
Definitivamente, simpática não é. Reconheço. À primeira vista assusta mergulhadores próximos de corais porque, territorialistas põem a cabeça para fora, boca aberta, como dizendo: Ei, se afasta daqui! No entanto o animal raramente é agressivo daí o estigma. Moreias são espécies solitárias. Acredita-se que sejam poligínicas, dessa forma, machos e fêmeas têm vários parceiros. Entretanto são tão furtivas, por isso, o comportamento de acasalamento não foi muito estudado. Até hoje houve apenas uma reprodução em cativeiro. Moreia, peixe ósseo pouco compreendido e estigmatizado.
Criaturas longas e esguias semelhantes a cobras
Antes de tudo, uma curiosidade, como criaturas longas e esguias conseguem enfiar presas grandes em suas bocas sem usar patas ou garras?
Segundo, nsf.gov., um novo estudo explica. Além disso o peixe, que pode atingir até três metros captura presas sobretudo ao usar estratégia com dois conjuntos de mandíbulas.
Subocea.com ‘A maioria tem um comprimento de 80 a 120 cm. No entanto, existem moreias com mais de 3 m como a javanesa que pode pesar 40 kg, (www.trizily.com).
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroA família das moreias
Acima de tudo 200 espécies distribuídas por 15 gêneros. São conhecidas acima de tudo pela aparência de serpente, por fim, passam a maior parte do tempo escondidas em rochas e fendas.
Pertencem à classe anguiliformes, ou seja, ordem de corpo cilíndrico da qual fazem parte também enguias, assim, não têm escamas.
PUBLICIDADE
Entretanto têm barbatana dorsal que se liga até a caudal e anal, em consequência, moreias têm aparência de moicano. Entretanto ainda diferem da maioria dos peixes pela ausência de barbatanas peitorais.
Além disso o corpo é coberto por uma camada de muco que, em algumas, é tóxico e secretado por células que atuam como barreira protetora contra abrasões.
Leia também
Segredo da longevidade do tubarão da Groenlândia é descobertoRaro Projeto de Lei preserva tubarões e arraias no PaísAquicultura supera a pesca pela primeira vez, diz a ONUVisão
Contudo têm visão ruim. Em compensação confiam na quimiorrecepção, resposta fisiológica a estímulos químicos para caçar presas.
Bem como narinas grandes que ajudam a sentir o que está ao redor. Por fim moreias são noturnas, isso significa, que visão não é prioridade.
Moreia, peixe inteligente?
A princípio sim, muitos cientistas notaram inteligência. Uma das evidências é a seletividade do relacionamento com outros tipos com os quais entram em simbiose e não se atacam.
O estranho ritual de caça da garoupa com a moreia
Às vezes, ambas nadam juntas. Dessa forma, quando a garoupa vê uma presa que não consegue alcançar balança vigorosamente a cabeça sinalizando querer ajuda.
Em contrapartida a moreia captura a presa. Mas, se tentar escapar vira almoço de garoupa!
Corpo colorido
Por último moreias são muito coloridas, assim, podem ter as cores preta, cinza, marrom, amarela, verde, azul, laranja ou, finalmente branca. Todas, entretanto, podem aparecer com listras, manchas ou outro padrão.
PUBLICIDADE
Em primeiro lugar um fato interessante sobre a moreia verde, pasme, que é marrom! Contrassenso? O muco que cobre seu corpo é o que lhe dá aparência verde.
Camuflagem
Tal qual os polvos (engenheiros americanos construíram um material flexível que muda de cor de acordo com o ambiente, inspirados na habilidade destes animais), ou cavalos-marinhos algumas podem mudar cores para melhor camuflagem.
Em outras palavras é a capacidade de mimetização, logo, mais uma estratégia da natureza.
Moreia, peixe que muda de sexo
A moreia de fita (Rhinomuraena quaesita) também, muda de sexo à medida que cresce. Todos os juvenis nascem machos, mas, a partir dos 95 cm transformam-se em fêmeas, em seguida, ficam amarelas.
A moreia dragão
Entre outras espécies curiosas destacamos a moreia do Japão também conhecida moreia dragão.
Distribuição dos animais
Por último podem ser avistadas em todo o mundo, mas, são mais comuns em águas tropicais e temperadas. A maioria é encontrada no mar, contudo, algumas têm habitat em água salobra ou doce.
A reprodução
Por outro lado moreias reproduzem-se por fertilização ovípara quando óvulos e espermatozoides são fertilizados na água fora do útero, processo conhecido como desova. Em média, fêmeas liberam 10.000 ovos por vez.
PUBLICIDADE
Em consequência são fertilizados pelo esperma de machos e, depois, tornam-e parte do plâncton como larvas assim lutam para sobreviver em mar aberto ao sabor de correntes.
Contudo depois de cerca de um ano as larvas ficam grandes para nadar até o fundo e, assim, se esconder em rochas. Vivem, em média, de 10 a 40 anos.
Quem preda a moreia?
Acima de tudo são poucos predadores os mais comuns, por exemplo, garoupas, barracudas, tubarões e seres humanos.
Seres humanos e a pesca de moreias
Seres humanos pescam moreias, às vezes mas a pele da maioria é tóxica e pode matar. Antes de tudo ainda não estão ameaçadas mas como são vitais para o ecossistema a pesca excessiva pode diminuir a abundância, conseqüentemente, o comportamento de peixes nos recifes de coral.
Alimentação
Elas são carnívoras, predadores de emboscada que atacam a presa quando passa. Comem peixes, moluscos e crustáceos. Entre os peixes, às vezes, até mesmo tubarões juvenis.
A boca sempre aberta é para morder?
Normalmente, quando se encontra uma moreia entocada ela está sempre de boca aberta contudo não quer dizer que vai te morder.
Acima de tudo assim respiram ao deixar a água entrar e passar pelas brânquias.
Quem pesca a moreia?
Segundo, www.trizily.com, Moradores do Mediterrâneo pescam desde tempos antigos. Por outro lado, sua aparência incomum gerou mitos e lendas dos povos costeiros. Por último, a pesca comercial da espécie não é praticada.
Este vídeo é sensacional!
Imagem de abertura: www.eleau.org.