❯❯ Acessar versão original

Mona Cagarras, um espetáculo do litoral carioca

Mona Cagarras, o arquipélago fica a 5 km das praias de Copacabana e Ipanema

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras é mais uma UC que não tem barco. A equipe, como sempre, mínima. Em minha visita não pude encontrar o chefe que estava em um evento fora do Rio. Assim não tive como conversar com Henrique Zaluar sobre a estrutura ideal, ou os prejuízos de uma UC num arquipélago sem que a unidade tenha alguns barcos. Mais uma vez, fico chocado com esta demonstração de pobreza. Mona Cagarras, um espetáculo do litoral carioca.

Bioma: Marinho Costeiro

Município: Rio de Janeiro

Área: 105,93 hectares

Criação: 13 de abril de 2010

Tipo: Proteção integral

O Mona Cagarras é formado por quatro grandes ilhas, Cagarras, Palmas, Comprida e Redonda, e duas ilhotas, Filhote da Cagarras, e Filhote da Redonda.

Sobre o nome

O nome? Bem, o nome é algo relativo a ornitologia, ‘é a designação comum das aves procellariiformes do gênero Calonectris. Aves procellariiformes são aquelas que habitam o oceano aberto, como as parcelas, os painhos, os petréis e os albatrozes’. Já o site Cagarras diz que ‘seria devido à grande quantidade de excremento das aves marinhas que habitam ou sobrevoam o arquipélago’.

Nas Cagarras, unidade de conservação com apenas quatro anos, fui testemunha das várias ações da equipe. Acompanhado pela coordenadora do projeto Ilhas do Rio, Aline Aguiar, conheci o trabalho em diferentes frentes. Também nos acompanhou o oceanógrafo Athila Bertoncini, da ONG Mar Adentro.

Para os cariocas é diferente, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras está na porta de suas casas, a apenas cinco quilômetros de Ipanema. Um arquipélago todo só para eles. Mergulho, pesca, exploração, escalada, passeio rápido nos finais de semana ou apenas parte da paisagem.

A biodiversidade

As Cagarras são um dos maiores locais de nidificação do Atlântico Sul para fragatas e atobás-marrons. Seis espécies de cetáceos habitam as águas circundantes das ilhas em diferentes períodos do ano, incluindo baleias-de-Bryde, baleias-jubarte e golfinhos-nariz-de-garrafa.

A área serve de alimentação para tartarugas-verdes e tartarugas-de-pente. Polvos e lagostas, assim como cavalos-marinhos também são abundantes no arquipélago.

Em razão destes predicados, em 2021 o Mona Cagarras foi transformado em Ponto de Esperança pelo projeto Mission Blue, de Sylvia Earle.

» Expedição ao MONA das Ilhas Cagarras, leia mais sobre a nossa visita.
Sair da versão mobile