Golfinho-de-Irrawaddy: o pequeno gigante dos rios sob ameaça
De acordo com o site dolphins.world.com existem no mundo 38 tipos de golfinhos da família Delphinidae ou golfinhos oceânicos, além de cinco espécies de golfinhos do rio. Esses acrobáticos animais são um grupo de mamíferos que fazem parte da família dos cetáceos, por sua vez subdividida em quatro famílias. Entre os de rio estão dois da região Norte do Brasil. Os botos-cor-de-rosa, que estão em situação crítica, e o golfinho do rio Araguaia, recentemente descoberto. Mas a grande maioria são de golfinhos oceânicos, cujo maior de todos é a conhecida orca. É nesta categoria que está o golfinho de Irrawaddy (Orcaella brevirostris), um tipo diferente e igualmente ameaçado, na lista Vermelha da IUCN como ‘criticamente em perigo’.
Golfinho-de-Irrawaddy: aparência curiosa e hábitos discretos
Com sua cabeça arredondada, olhos pequenos e espiráculo (abertura por onde o ar circula) deslocado para a esquerda, o golfinho-de-Irrawaddy se destaca entre os cetáceos. Diferente dos golfinhos mais conhecidos, ele tem um comportamento tímido e vive longe de grandes profundidades, preferindo águas costeiras, estuários e rios da Ásia tropical.
Segundo o site iwc.int. ‘ As populações costeiras vivem em águas salobras ou salinas e geralmente estão associadas a áreas de entrada de água doce, como deltas de rios, canais de mangue e estuários’.
Estes animais também são conhecidos como golfinho do rio Mahakam e Golfinho do Rio Ayeyarwady. Mas eles têm dois grandes inimigos, entre eles o comércio e tráfico de animais selvagens, acredite, esta atividade retira anualmente 35 milhões de animais silvestres de seus ecossistemas como já comentamos! E estes golfinhos, por serem incomuns, são muito visados para parques aquáticos e outros locais de exibição.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaO site worldwildlife.org informa que por este motivo, ‘Em 2004, a WWF e a TRAFFIC, a maior rede de monitoramento do comércio de vida selvagem do mundo, apoiaram a proibição do comércio internacional vivo de golfinhos de Irrawaddy pela Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES)‘.
Golfinhos de água doce: os mais vulneráveis à extinção
Entre os golfinhos-de-Irrawaddy, os que vivem em rios — como o Mekong, o Irrawaddy e o Mahakam — são os que mais correm risco. Eles enfrentam ameaças graves: destruição de habitat, hidrelétricas, poluição e o intenso tráfego de barcos e pesca incidental. O resultado é dramático. Em alguns trechos desses rios, restam menos de 100 indivíduos.
PUBLICIDADE
Ainda em 2022, segundo o Mongabay, o último golfinho de Irrawaddy do Laos ficou preso numa rede de pesca e morreu. O site lembra que no passado eram fonte de renda para turistas que alugavam caiaques para vê-los. Mas, à medida que foram diminuindo, os serviços de avistagem para turistas deixaram de existir.
Atualmente, o turismo ainda resiste no rio Mekong, no Camboja, embora não se saiba por quanto tempo. O Mekong ainda abriga apenas 85 golfinhos de Irrawaddy, dispersos ao longo de um trecho de 190 km do rio entre Kratie e a fronteira com a República Democrática do Laos.
Leia também
Encalhe em massa de orcas na Terra do Fogo preocupaOrcas da Península Ibérica afundam veleiros por brincadeiraJapão vende carne contaminada de baleias e golfinhosO WWF informa que ‘Cerca de 20.000 turistas nacionais e internacionais visitam o Mekong todos os anos para vislumbrar esses animais raros, proporcionando renda e empregos para inúmeras comunidades ao longo do rio’.
O que come o golfinho-de-Irrawaddy?
A dieta é variada. O animal se alimenta de peixes, cefalópodes e crustáceos. Caça em pequenos grupos, com comportamento cooperativo. Muitas vezes, é visto espantando cardumes para encurralar suas presas com mais facilidade. Segundo o site riverdolphins.org. ‘A espécie pode cuspir água até 1,5 metros de distância para reunir peixes enquanto caça’.
Além disso, há uma curiosidade no tipo de pesca que praticam. Quem explica é o riverdolphins.org. ‘A espécie pode cuspir água até 1,5 metros de distância para reunir peixes enquanto caça’.
Por último, ‘Os golfinhos de Irrawaddy podem pesar 90-200 kg e atingir comprimentos de 1.80 m até 2.75 m.’ Sobre o habitat e subpopulações diz o thainationalparks.com Embora às vezes chamado de golfinho do rio Irrawaddy, não é um verdadeiro golfinho do rio, mas um golfinho oceânico que vive em águas salobras perto de costas, fozes de rios e estuários. Estabeleceu subpopulações em rios de água doce, incluindo o Ganges e o Mekong, bem como o rio Irrawaddy, do qual leva o nome.
E, acredite, ainda há mamíferos marinhos ainda mais ameaçados que o Golfinho de Irrawaddy. Por exemplo a Vaquita, do Mar de Cortez, México, onde restam apenas 30 indivíduos.