França cria área protegida imensa na Nova Caledônia
A nova área marinha protegida na França é imensa: equivale a duas vezes e meia do território do país. A reserva foi criada dia 23 de abril, e abrange 1,3 milhões de quilômetros quadrados, uma das maiores áreas protegidas do mundo. O perímetro deste novo Parque Natural Marítimo, que fica no oceano Pacífico Sul, cobre a totalidade da zona econômica exclusiva do país.
Atualizado
O presidente Harold Martin declarou:
é uma grande satisfação ver a criação deste Parque Marinho. Desde que assumi a presidência, em 2011, meu governo está completamente mobilizado para que a Nova Caledônia tenha uma política integrada para gerir os espaços marítimos de nossa responsabilidade.
O principal objetivo é proteger a biodiversidade de um local excepcional, garantindo desta forma seu desenvolvimento natural. Nesta área foram encontradas 25 espécies de mamíferos marinhos, 48 tipos de tubarões, 19 tipos de aves, e cinco espécimes de tartarugas.
Área marinha protegida na França: parque ambicioso e necessário
Jean-Paul Michel, diretor da Global Ocean Legacy France, organização que faz parte da rede de ONGs Pew disse que
PUBLICIDADE
este Parque Natural é ambicioso, sua enorme superfície permitirá ao ecossistema se regenerar
Com esta atitude a França reforça de maneira significativa sua rede de áreas marinhas protegidas que passa de 4%, para 16% de área exclusiva protegida. O ato vai ao encontro das Metas de Aichi que prevêem que cada país membro da ONU garanta 10% de sua área marinha exclusiva protegida até 2020.
Leia também
Ilha da Queimada Grande, ou Ilha das Cobras, e a ameaçada Jararaca-ilhoaPiauí, o ‘pole position’ na destruição da Mata AtlânticaGestão da APA de Ilha Comprida e a omissão da Fundação FlorestalEnquanto isso o Brasil de Dilma está parado
O Mar Sem Fim aproveita para mais uma vez chamar a atenção para o fato de que o Brasil está parado nesta questão. Temos apenas 1,5% de nossa zona costeira e águas territoriais protegidas. O governo Dilma tem se mostrado um fracasso também nesta área. Desde que assumiu não criou nenhuma nova UC. No meio ambiental, o governo dela é considerado o pior governo da história ambiental brasileira.
Mas o de Temer, caminhando…
Felizmente o tempo passou. Dilma foi empilhada e Temer assumiu seu lugar. Um Governo difícil, num período em que explodem casos de corrupção todos os dias, envolvendo o círculo próximo do presidente. Ainda assim, medidas corajosas foram tomadas, como a reforma da educação, as reiteradas tentativas de reformar a Previdência, além dos índices de inflação estarem abaixo da meta. Não deixa de serem boas notícias. Mas a melhor chega agora, neste final de janeiro. Temer ouviu nossos apelos e liberou o MMA para preparar um projeto que, se aprovado em audiências públicas, protegerá 900 mil kms 2 de nosso litoral. Saltaremos de 1,5% de mar protegido, para 25%. Temos enfim o que comemorar.
França se aproxima das metas de Aichi
Com o novo parque, a França se aproxima das metas de Aichi, e dá exemplo a outros países.
Olivier Laroussini, diretor da agência de área marinha protegida na França ressalta que agora o importante é aumentar o investimento do governo para sustentar estas áreas:
em 21014 nosso orçamento foi de 24 milhões de euros. Agora precisamos de 40 milhões para atingir nosso objetivo que é criar dez novos parques marinhos.”
Até o momento a França conta com cinco parques marinhos, mas somente dois deles dispõe de planos de gestão e pessoal em número suficiente para geri-los. Conheça a nova área marinha protegida criada pela Inglaterra.
Neste vídeo há mais informações sobre a Nova Caledônia e seu litoral.
Fonte: Le Monde