DVDs viagem à Antártica: João Lara Mesquita lança série sobre incrível expedição à Antártica
João Lara Mesquita é músico, fotógrafo e jornalista. Mas também pode ser chamado defensor ambiental, função que o levou a lugares distantes e aventuras memoráveis. Desde 2003, quando deixou a direção da Rádio Eldorado, empresa do grupo Estado que tem sua família como acionista, ele se dedica a produzir documentários. Agora, uma de suas maiores aventuras, uma expedição à Antártica, chega em DVD às lojas de todo o País. Os DVDs viagem à Antártica.
DVDs viagem à Antártica
A caixa “Mar sem Fim – Viagem à Antártica” contém três DVDs que registram uma aventura iniciada em outubro de 2009. Mesquita deixou o Brasil, via o porto de Rio Grande. E rumou para o Sul. Depois de costear os litorais da Argentina e do Uruguai e de atravessar os canais da Patagônia, ele e sua equipe cruzaram o Estreito de Drake. O Mar Sem Fim foi o terceiro barco brasileiro – e a menor embarcação a motor do mundo – a fazer o percurso para chegar à Antártica.
Estreito de Drake
Na coleção o espectador pode presenciar momentos de tensão. Como uma severa pane mecânica durante a difícil travessia do Estreito de Drake. Contemplar a paisagem espetacular do Continente Gelado e seu colorido inigualável. Entre outros momentos, tudo cercado por elefantes- marinhos, focas, orcas, baleias e pinguins.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por ciclone“Nosso objetivo nessa viagem era conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais e como eles nos afetam”, explica. Segundo ele, durante a expedição foi possível presenciar os problemas causados pela sobrepesca, que põem em risco os estoques de espécies ameaçadas. Numa das passagens de seu diário de bordo escreveu:
No momento, quinta-feira, dia 14/1, três da tarde, aguardamos a frente fria do Nordeste passar. Desde ontem à noite ele abriu as comportas. Ventos de 50 nós transbordam em cima de nós. Nas rajadas a água do mar levanta voo. Formaram-se ondas na baía abrigada onde estamos. Neva. Com vento forte o gelo bate nas janelas do meu escritório lembrando uma batucada. A visibilidade caiu para menos de 50 metros. Sem sol, o frio é de rachar.
Por: Rafael Peres KassapianFoto/Ilustração: Revista Pesca & Companhia, Publicado em: 01/2012