DVDs viagem à Antártica: João Lara Mesquita lança série sobre incrível expedição à Antártica
João Lara Mesquita é músico, fotógrafo e jornalista. Mas também pode ser chamado defensor ambiental, função que o levou a lugares distantes e aventuras memoráveis. Desde 2003, quando deixou a direção da Rádio Eldorado, empresa do grupo Estado que tem sua família como acionista, ele se dedica a produzir documentários. Agora, uma de suas maiores aventuras, uma expedição à Antártica, chega em DVD às lojas de todo o País. Os DVDs viagem à Antártica.
DVDs viagem à Antártica
A caixa “Mar sem Fim – Viagem à Antártica” contém três DVDs que registram uma aventura iniciada em outubro de 2009. Mesquita deixou o Brasil, via o porto de Rio Grande. E rumou para o Sul. Depois de costear os litorais da Argentina e do Uruguai e de atravessar os canais da Patagônia, ele e sua equipe cruzaram o Estreito de Drake. O Mar Sem Fim foi o terceiro barco brasileiro – e a menor embarcação a motor do mundo – a fazer o percurso para chegar à Antártica.
Estreito de Drake
Na coleção o espectador pode presenciar momentos de tensão. Como uma severa pane mecânica durante a difícil travessia do Estreito de Drake. Contemplar a paisagem espetacular do Continente Gelado e seu colorido inigualável. Entre outros momentos, tudo cercado por elefantes- marinhos, focas, orcas, baleias e pinguins.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemTaxa de aquecimento dos oceanos quadruplicou em 40 anosBenefícios Ambientais dos Jogos de Azar OnlineCondomínio em falésia na Bahia com elevador panorâmico“Nosso objetivo nessa viagem era conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais e como eles nos afetam”, explica. Segundo ele, durante a expedição foi possível presenciar os problemas causados pela sobrepesca, que põem em risco os estoques de espécies ameaçadas. Numa das passagens de seu diário de bordo escreveu:
No momento, quinta-feira, dia 14/1, três da tarde, aguardamos a frente fria do Nordeste passar. Desde ontem à noite ele abriu as comportas. Ventos de 50 nós transbordam em cima de nós. Nas rajadas a água do mar levanta voo. Formaram-se ondas na baía abrigada onde estamos. Neva. Com vento forte o gelo bate nas janelas do meu escritório lembrando uma batucada. A visibilidade caiu para menos de 50 metros. Sem sol, o frio é de rachar.
Por: Rafael Peres KassapianFoto/Ilustração: Revista Pesca & Companhia, Publicado em: 01/2012