Animais e aves marinhas: saiba mais sobre os que valem a pena conhecer
Muitos grupos de animais e aves marinhas, como cnidários, ctenóforos, equinodermos e anfioxos, são bem conhecidos. As escolas ensinam sobre eles e mergulhadores do mundo inteiro os mostram com frequência, mesmo assim, ainda há muito para conhecer.
Animais e aves marinhas: conheça o papagaio-do-mar

Quando vemos um papagaio-do-mar com o bico cheio de peixes, dificilmente pensamos em uma gaivota. Mas ambos pertencem à mesma ordem, os Charadriiformes, parentes próximos dos trinta-réis e maçaricos. O nome significa ‘aves marinhas semelhantes às gaivotas’ e reúne alguns dos caçadores mais eficientes do mundo.
Os papagaios-do-mar têm ossos mais densos que os das gaivotas, o que lhes permite mergulhar dezenas de metros para capturar peixes em águas profundas. Já as gaivotas costumam roubar o alimento de seus primos, enquanto grandes alcatrazes chegam até a caçá-los.
Animais e aves marinhas: agora, as cracas
As humildes cracas, terror de quem caminha na praia, rema no mar ou até das baleias desde tempos imemoriais, parecem à primeira vista apenas mariscos incômodos. Mas esse animal estranho não tem parentesco com ostras, mexilhões ou mariscos.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaAs cracas são parentes próximas de caranguejos, lagostas e camarões. Elas começam a vida como larvas planctônicas, semelhantes a pequenos camarões. Depois de um período nadando livremente, fixam-se em um objeto sólido — às vezes até em uma baleia — e constroem ao redor de si um cone de carbonato de cálcio.
As cracas se alimentam estendendo seus tentáculos por uma abertura do cone, agarrando o plâncton que estiver passando.
PUBLICIDADE
Peixe Esgana Gatas
O peixe esgana-gatas é agressivo e jovens pescadores o capturam com frequência. Ele está entre os peixes mais antigos do planeta, com características peculiares e uma classificação taxonômica surpreendente.
Leia também
Caravelas-portuguesas voltam ao litoral de São Paulo, cuidado!Baleia Colossal do Peru, animal mais pesado que já existiu?Berçário de polvos descoberto ao largo da Costa RicaApesar da aparência de peixinho, o esgana-gatas é parente do cavalo-marinho. Esconde semelhanças físicas nas placas de sua armadura e nos três espinhos. Possui pequenas nadadeiras que lhe permitem se mover como um cavalo-marinho e também a mesma boca tubular. Mais curioso ainda: os machos cuidam dos filhotes, exatamente como acontece com os cavalos-marinhos.
Peixe-Boi ou Manati
O peixe-boi, ou manati, é um mamífero marinho enorme que lembra uma morsa. Habita as águas costeiras quentes da região equatorial. Apesar da aparência, não é parente de cetáceos ou focas, mas sim o parente vivo mais próximo dos elefantes.
Surpreendentemente, ele compartilha essa proximidade genética apenas com outra família: os musaranhos-elefantes. Essas criaturinhas medem cerca de 15 cm, mas, se observar bem, verá traços em comum com o gigante marinho
Mais 4 grupos de animais marinhos
1. Placozoa
Os placozoas formam um grupo de animais marinhos descobertos em 1883, em um aquário da Áustria. São planos, com apenas 0,01 a 0,015 mm de espessura, pequenos — cerca de 3 mm de comprimento — e não apresentam simetria ou forma definida. O corpo contém apenas quatro tipos de células, mas nenhuma delas é nervosa, muscular ou sensorial. Esses animais vivem no fundo do mar em regiões tropicais e subtropicais. Para se alimentar, envolvem partículas de comida com o corpo e criam uma espécie de cavidade digestiva.
2. GNATOSTOMÚLIDOS
Os gnatostomúlidos formam um grupo de cerca de 100 espécies de vermes microscópicos, com 0,5 a 1 milímetro de comprimento. Vivem entre os grãos de areia no fundo do mar.
Esses animais não têm ânus, mas geralmente possuem pênis, testículos e ovários, já que são hermafroditas. Colocam apenas um ovo por vez. Apesar do corpo simples, contam com células sensoriais ligadas ao sistema nervoso, músculos e protonefrídios para excreção. Alimentam-se de bactérias e fungos
3. QUINORRINCOS
Os quinorrincos medem menos de 1 mm de espessura. Seus corpos são cobertos por placas de quitina, como acontece com insetos e outros artrópodes. Eles se movem graças a um tronco repleto de espinhos.
PUBLICIDADE
Possuem todos os sistemas anatômicos, exceto circulação e respiração, que ocorrem por difusão. Esses animais marinhos contam com muitos elementos sensoriais para detectar a luz. Alimentam-se de detritos e vivem entre os grãos de areia no fundo do mar.
4. CICLIÓFOROS
Esses animais vivem nas placas bucais das lagostas. O macho é minúsculo, tão pequeno que funciona apenas como um saco de esperma ao lado da fêmea. Já as fêmeas têm sistema digestivo, uma coroa de cílios e um disco adesivo na base para sustentar os camarões. Elas se reproduzem de forma assexuada, gerando uma larva conhecida como Pandora
Fonte: http://www.skullsunlimited.com/record_order.php?id=32; http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcatraz-comum.