Regata de veleiros clássicos – circuito Panerai 2014
Em junho deste ano, em plena Copa do Mundo, participei do circuito Regata de veleiros clássicos Panerai, a bordo do mitológico Shamrock V, construído em 1930.
Regata de veleiros clássicos
Foi uma das grandes emoções de minha vida de marinheiro. Estávamos na Itália, em Porto Santo Stefano. Nestes vídeos caseiros você pode acompanhar 4 minutos desta beleza náutica, o interior do veleiro, o píer com todos os barcos que participaram inclusive um que pertenceu a John Kennedy, e a comemoração dos italianos depois das provas.
Regatas de veleiros clássicos no Brasil
Até o Brasil, normalmente fora desse circuito, ensaia seus primeiros passos. A coluna do Murillo informa sobre uma delas: “Terminou neste domingo em Angra dos Reis a 3ª Regata de Veleiros Clássicos. A bordo do Lady Lou, construído em 1969, o multimedalhista Torben Grael ficou com o título geral da competição (na classe RGS) e venceu na categoria C apesar de ter como navegador o titular desta coluna. Em segundo lugar ficou o Macanudo, de Ricardo Montenegro e em terceiro o Cairu III de Roberto Geyer.
Matéria confirma falta de tradição do Brasil
De acordo com Murillo, “Para o organizador da regata, Loic Gosselin, a missão principal da regata foi cumprida: “A Regata Veleiros Clássicos é uma excelente oportunidade para quem gosta de barcos clássicos trocar informações. Não há, ainda, uma cultura náutica clássica arraigada no Brasil, mas nosso evento cresce a cada etapa e estamos fomentando esse movimento no País. Com esse nosso evento, estamos conseguindo criar um movimento de reconstrução dos barcos, resgatando esse patrimônio da vela brasileira”. Mas, se as regatas de veleiros clássicos ainda não pegou no Brasil, os campeonatos regionais, como o de Ubatuba, este sim, pegaram pra valer.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueVeja como são lindos estes veleiros.
PUBLICIDADE
Conheça agora o Shamrock V por dentro:
Neste próximo vídeo, sempre esclarecendo que são caseiros, o terceiro e quarto dia de regatas.
Leia também
Viagem-sonho pelo oceano AustralTempestade dantesca na Córsega, saiba maisVelejadores concluem travessia da Passagem do NoroesteNeste você conhece vários dos barcos da regata no pier.
Finalmente, a comemoração dos italianos depois da regata.
Veja mais sobre o Shamrock V.