❯❯ Acessar versão original

Turismo na Antártica pode ser uma ameaça

Turismo na Antártica pode ser uma ameaça

Com um ecossistema frágil, cientistas acreditam que turismo na Antártica pode ser uma ameaça. Com o crescimento do turismo na Antártica, estudiosos pedem maior proteção para o frágil ecossistema. De acordo com estudos, em 20 anos o número de turistas passou de 5.000 para os atuais 40.000.

Turistas onde o gelo desapareceu

Toda essa gente circulando em um dos ecossistemas mais preservados do planeta anda preocupando cientistas. ONGs, como o Greenpeace, e autoridades ambientais nacionais já se manifestaram pedindo atenção.

A maioria das visitas a instalações de pesquisa, estradas e depósito de combustíveis, é realizada nas áreas em que o gelo desapareceu. Essas áreas constituem menos de 2% da Antártica, mas abrigam a maior parte da fauna e  flora do continente.

De acordo com o National Environmental Research Programme (NERP), financiado pelo governo e a divisão australiana da Antártica, essa região sem gelo está entre as menos protegidas do planeta, apenas 1,5% desta zona pertence às áreas protegidas da Antártica.

Tratado antártico e o turismo

O tratado antártico não fala diretamente do turismo, mas há orientações gerais para a atividade. Como os países signatários são responsáveis pelos danos causados por veículos privados que tenham sua bandeira, muitos. como Chile e França têm regras e fiscalização rígida.

PUBLICIDADE

Fauna e a flora vulneráveis à invasão de espécies

Com a atividade humana cada vez mais intensa na Antártica, a fauna e a flora ficam muito vulneráveis à invasão de espécies. Elas  causam desequilíbrio no ecossistema, sobretudo vegetais e insetos de outros continentes.

O estudo destacou que é necessário fazer muito mais para proteger a região do “boom” registrado na indústria do turismo na Antártica.

A Antártica é considerada uma das últimas fronteiras do globo. A maioria dos turistas viaja em navios. Chegam a pagar até US$ 20 mil por um camarote de luxo na alta temporada. Ela se estende de novembro a março. Também há um mercado crescente de voos panorâmicos que têm o continente gelado como destino.

Em última reunião da Organização Marítima Internacional (IMO) foi divulgada a elaboração de um novo Código Polar.

Sair da versão mobile