Tubarão-branco: o predador lendário que reina nos mares
Para começar, tubarões, como é sabido, são predadores do topo da cadeia. Por isso importantíssimos. Pelo papel de manter a saúde do ecossistema marinho. Além do mais, geram empregos e renda também. Estima-se ao redor do mundo, algo como 15 mil empresas (Sharks and Rays: our peoples want them alive!).
Na Austrália a avistagem gera US$ 12 milhões de dólares
Alguns países recolhem altas rendas. Na Austrália, US 12 milhões de dólares. Bahamas, US 78 milhões, em Fiji a cifra é de US 42 milhões de dólares, para citar três. (Fonte: www.sharksavers.org)
Várias espécies de tubarões ameaçadas de extinção
Contudo, hoje várias espécies estão ameaçadas de extinção pela sobrepesca e tráfico internacional. Em países asiáticos, China especialmente, sopa de barbatana significa “status social”. Em suma, anualmente entre 70 e 100 milhões são mortos para “manter” o padrão de casamentos e coquetéis. A frota do morticínio arranca as barbatanas devolvendo animais dilacerados.
Brasil participa da matança
Infelizmente chegou ao Brasil. Numa apreensão, técnicos do Ibama recolheram 7 toneladas de barbatanas! (Fonte: Sharks and Rays: our peoples want them alive!)
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaVídeo espetacular. Mostra o branco em ação. Cenas slowmotion & alta definição.
PUBLICIDADE
Equipe registra o grande tubarão branco
A equipe registrou um exemplar com mais de quatro metros nas ilhas Netuno, 70 km de Port Lincoln, sul da Austrália.
Inclusive, flagra o branco com mandíbula fora d’água um metro de distância de onde um membro da equipe segura a câmera.
Leia também
Importância de descobertas sobre sexo entre tubarõesFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueRegaleco: o “peixe do apocalipse” que pode chegar a 11 metrosApesar da impressão de posição de ataque, para Riggs o predador estava é calmo.
Tinha em torno de 4,5 m de comprimento e não estava agressivo, acredite ou não
Mergulhos em gaiolas são comuns. O de Cape Town, África do Sul, por exemplo, é dos mais famosos. E mergulho seguro, além de feito com proteção conta igualmente com profissionais.