Adastra, o super iate espacial!
Imagine um super iate que mais se parece uma nave espacial flutuando pelos oceanos! Essa é a descrição do vencedor do “Projeto Mais Inovador”, no Mundial Superyacht Awards 2013. O “iate espacial”, capaz de cruzar um oceano, foi batizado de Adastra, e pertence ao magnata de Hong Kong, Anto Marden.
Navegar entre as Ilhas da Indonésia
Adrasta é um multicasco projetado pelo famoso designer de barcos John Shuttleworth. O super “iate espacial’ levou cinco anos para ficar pronto, e foi encomendado por Marden para navegar entre as Ilhas da Indonésia nas horas de lazer com sua esposa.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemDepravação moral da Câmara de Vereadores de UbatubaPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenado
PUBLICIDADE
Para redução completa de seu peso
Para redução completa de seu peso, praticamente todo o interior teve que ser feito sob encomenda, dos painéis que servem de paredes e escadas, até as dobradiças e louças para os banheiros
O barco fica apenas 20% submerso e tem excelentes flutuabilidade, estabilidade e uma navegação muito mais rápida. O casco foi desenvolvido para ter um ótimo desempenho com baixo consumo de combustível. Perfeito!
Leia também
Catamarã anfíbio e movido a energia solar, conheçaSubmarino nuclear, trombada embaixo d’água, saiba comoEmbarcações em 3D, nova realidade da indústria naval
Casco: sanduíche de Kevlar e fibra de vidro
O projetista Shuttleworth explica que o casco é formado por um sanduíche de Kevlar e fibra de vidro. A área estrutural foi feita em fibra de carbono com núcleo de um polímero especial em forma de favos de mel, chamado Nomex.
Com todas essas características, o Adastra consome 14% menos combustível do que outros barcos do mesmo tamanho. O consumo médio do super iate é de 2,1 litros por quilômetro, considerado baixo para um barco de 139 pés.
De Londres a Nova York, sem precisar reabastecer
O tanque tem capacidade para 30.000 litros e possibilita Morden, caso queira, a navegar com sua esposa de Londres a Nova York, sem precisar reabastecer! Um iate pra lá de especial! Que tal agora conhecer um barco clássico?