SS Great Eastern, 1854, o maior e mais luxuoso navio jamais construído
Para começar o SS Great Eastern, foi um colossal vapor da era vitoriana em 1859. O livro ’50 Máquinas que Mudaram o Rumo da História’ , de Eric Chaline (Ed.Sextante), o considera como a nona maior invenção depois de, por ordem o Tear, de Jacquard; Torno Mecânico, de Roberts; Locomotiva Rocket, de Stephenson; Tear de Roberts; Plaina Mecânica, de Witworth; Motor a Vapor, de Carliss; Máquina Diferencial, de Babbage e, finalmente, a Máquina de costura Singer, Turtle Back.
SS Great Eastern, criação de Isambard Kingdom Brunei
Até então, nenhum navio se igualava em tamanho ou complexidade ao SS Great Eastern; um estaleiro tradicional britânico encomendou sua construção e entregou a tarefa a John Scott Russel, engenheiro naval de reputação extraordináriael.”
SS Great Eastern: e o primeiro cabo telegráfico a cruzar o Atlântico
Contudo, foi “atormentado por problemas e contratempos quase desde o dia em foi concebido com seu casco duplo e sistema de direção mecanizado. E além disso estabeleceu o padrão para a construção de futuros transatlânticos”.
“Seu tamanho gigantesco o tornava adequado para a tarefa de instalar o primeiro cabo telegráfico a cruzar o oceano Atlântico”.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaSS Great Eastern: viagem inaugural
“O navio teve uma breve carreira como transatlântico de passageiros”. “Na primeira viagem, 1859, uma explosão em uma caldeira matou cinco foguistas e feriu vários outros”.
Rombo no casco: 60 vezes maior que o do Titanic
“Em outra viagem, em 1862, ele teve o casco perfurado na costa de Long Island. Abriu um rasgo 60 vezes maior do que aquele que levou a pique o Titanic“.
PUBLICIDADE
“Mas, ao contrário deste, o SS Great Eastern, cujo engenheiro Isambard Kingdon Brunel o apelidou de ‘Grande Bebê’, permaneceu na superfície graças ao casco duplo e chegou a Nova York para ser reparado sem nenhum auxílio externo”.
Projeto mais ambicioso do século XIX: revolucionou a arte da construção naval
Eric Chaline diz que “…ele manteve o recorde de maior navio em operação durante quatro décadas, e também de maior tonelagem até o início do século XX”.
Leia também
Ciganos do mar, os Moken estão ameaçados pelo turismoDisputa pelo tesouro de US$ 20 bi do galeão San JoséCem anos depois navio de Amundsen volta pra casaFatos, e lendas, sobre o navio
O navio, construído em Millwall no rio Tâmisa, tinha 211 metros de comprimento por 25m de boca (largura). Deslocava 32.680 toneladas. Podia levar até quatro mil passageiros. Ele era o maior, mais moderno e mais luxuoso navio do mundo. Uma das lendas diz respeito ao possível ‘emparedamento’ de um dos operários, um rebitador. Seu corpo teria ficado dentro das paredes do casco.
Não havia rota que não cruzasse sem precisar abastecimento. Foi pensado para atravessar da Inglaterra até a Austrália (viagem que nunca aconteceu) sem reabastecimento. Tinha quatro motores a vapor, com dois mil cavalos de força cada um.
Modelo híbrido: seis mastros para velas, quatro motores a caldeiras para duas pás e hélice
“Seus modelos revelam uma estranha mistura de tecnologias. Ele tinha seis mastros para velas e chaminés para seus motores a vapor que impulsionavam duas rodas de pás gigantes e uma hélice propulsora”.
Contava com porões de carga e acomodações de luxo para passageiros. Foi projetado especialmente para fazer a longa viagem entre a Índia e a Austrália sem ser reabastecido.
O Canal de Suez e o SS Great Eastern
“Em 1857, durante o planejamento do Canal de Suez, engenheiros concluíram que o Great Eastern não conseguiria atravessá-lo, porque tinha calado de 8,5 metros enquanto o canal teria apenas 7,9 metros de profundidade. Quando o canal abriu ao transporte em 1869, o Great Eastern já não operava como navio de passageiros.”
Obrigado a trocar de rota
“Depois da falência do engenheiro e de outros percalços, ele mudou de rota e passou a fazer a travessia do Atlântico. Em 1865, sem conseguir lucrar como transatlântico, transformaram-no em navio para instalar cabos telegráficos transoceânicos, função que exerceu até 1878.”
Final triste: desmantelado e vendido como sucata
Depois disso, ficou mais de mais de 10 anos como navio de exibição e atração turística na Inglaterra. Mas “terminou sua carreira como casa de concertos flutuante e outdoor gigante”, sendo finalmente desmontado em Liverpool entre 1889 e 1890. Por último, acabou vendido como sucata.
Jacques Cousteau, um surpreendente inventor. Conheça esta faceta