Som dos oceanos é captado por laboratório
Som dos oceanos: com a atenção voltada para a poluição sonora marinha, som das profundezas dos oceanos é captado por laboratório.
Desenvolvimento industrial no mar e som dos oceanos
O desenvolvimento industrial no mar aumenta a cada década. Com isso eleva os níveis de poluição sonora nos oceanos. Esses sons podem ter efeitos físicos, fisiológicos e comportamentais na fauna marinha: mamíferos, répteis, peixes e invertebrados.
A falta de ferramentas para amenizar esses efeitos é uma realidade. É preciso avanços tecnológicos para combinar os interesses da indústria ao bom estado ecológico dos oceanos.
Laboratório de Bioacústica Aplicada
O Laboratório de Bioacústica Aplicada (LAB), da Universidade Técnica da Catalunha, na Espãnha, está liderando um programa internacional intitulado “Listen to the Deep Ocean Environment (LIDO)”. Ele aplica e amplia técnicas desenvolvidas para a monitorização acústica dos oceanos.
A estrutura de software utilizada por este programa está ativa no momento em vários observatórios do mar ao redor do mundo. O sistema é capaz de identificar, avaliar o ruído, classificando e obtendo a localização das fontes acústicas. Os sons identificados vão desde recursos naturais (chuvas, terremotos,..) até artificiais (plataformas, barcos,…) e biológicos (animais marinhos).
O laboratório capta esses áudios e coloca à disposição online para permitir que o público em geral também possa conhecer e entender melhor como são os sons que vem das profundezas marinhas. O usuário é capaz de clicar em uma imagem 3D do planeta Terra e escolher o observatório que quer escutar. Ou até mesmo acessar os áudios de animais, terremotos entre outros, arquivados pelo laboratório.